A Ação Cultural Feminista de setembro o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia coloca em debate suas reflexões acumuladas sobre o entrelaçamento entre as lutas pela legalização do aborto e de combate a violência contra as mulheres.

Nessa edição da Ação Cultural Feminista, que acontece dia 24 de setembro na sede do instituto, o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia pretende debater suas reflexões sobre o entrelaçamento entre as lutas pela legalização do aborto e de combate a violência contra as mulheres, entendendo a potência de estabelecer conexões mais firmes entre elas. Para isso haverá uma roda de diálogo e lançamento de materiais diversos, que ajudam a traçar conexões entre as lutas, produzidos pelo instituto em 2025.
Será lançado o livro “Aborto – Perspectivas que se entrelaçam”, resultado das reflexões do SOS Corpo sobre a luta pela legalização e descriminalização do aborto. Neste livro o Instituto buscou, a partir de diferentes perspectivas, aprofundar suas fontes, partilhar as lentes e construir veredas, considerando a pluralidade das mulheres e as diferentes estratégias de luta. A obra coletiva conta com textos de Natália Cordeiro, Verônica Ferreira, Rivane Arantes e Talita Rodrigues.
O material pedagógico “Trilhas da Justiça Reprodutiva” foi pensado pelas pesquisadoras e educadoras Lara Buitron, Maria Betânia Ávila, Natália Cordeiro e Talita Rodrigues. Ele tem o objetivo de contribuir para fortalecer o campo feminista na luta por justiça reprodutiva. O material pode ser usado por coletivos nos bairros, pelos diversos movimentos sociais, por profissionais de saúde, da assistência social, da educação, entre outros, para promover debates sobre Justiça Reprodutiva para quem está ou não familiarizado com o tema. Pensado a partir da experiência educativa com o Mapa de Argumentos Feministas.
O filme “No fio da memória: a luta feminista pela vida das mulheres” é um vídeo pedagógico, que busca resgatar o histórico da implementação das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres como fruto dos processos de luta dos movimentos feministas. Usando imagens de arquivo e animação para dialogar sobre o as conquistas e retrocessos da luta feminista pelo fim da violência de gênero. Dirigido por Fran Ribeiro e Natália Cordeiro, escrito por Maria Cardozo e Natália Cordeiro, com montagem e animação de Odara Valença, pesquisa de imagens por Fran ribeiro e Natália Cordeiro, sonorização por Priscila Nascimento e produção de Fran Ribeiro.



A roda de diálogo será facilitada pela educadora e pesquisadora do SOS Corpo Daniela Rodrigues, e contará com uma mesa com três companheiras o Instituto que estiveram diretamente implicadas na produção dos materiais que será lançados: Lara Buitron, Natália Cordeiro e Talita Rodrigues. Natália Cordeiro, é educadora do SOS Corpo, militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) e da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), além de doutora em Ciência Política pela UFPE. Talita Rodrigues, é educadora e pesquisadora do SOS Corpo, graduada em Psicologia, especialista em Saúde da Família e mestra em Saúde Pública, militante feminista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e atua na Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto. Lara Buitron é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE e em Ciências Sociais pela UFRPE, comunicadora do SOS Corpo, militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da Articulação de Mulheres Brasileiras e é comunicadora popular e pesquisadora nas áreas de comunicação, tecnologia e direitos sexuais e reprodutivos.
SERVIÇO:
Ação Cultural Feminista – Vivas nos queremos: entrelaçando justiça reprodutiva e enfrentamento à violência contra as mulheres
Quarta, 24 de setembro às 19h
Sede do SOS Corpo – Rua Real da Torre, 593 – Madalena/Recife