Você sabe qual é a função de uma deputada estadual, federal e de uma senadora? Chega aqui nessa postagem que vamos explicar de maneira rápida e acessível e você ainda vai ter um bônus: vai descobrir como funciona a contagem de votos e como uma deputada pode vir a ser eleita!

Neste 8 de Março de 2022, mulheres de todo o Brasil e diferentes parte do mundo foram às ruas para marcar o Dia de Luta Feminista! Depois de um ano sem ir às ruas, no Recife foram quase 10 mil mulheres que se manifestaram com muito artivismo, diálogo e resistência.

Caleidoscópio, curso que integra o nosso Plano Anual de Formação, foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro do ano passado com o tema “Viver Sem Violência é um Direito de Todas as Mulheres!”, refletiu sobre as questões que envolvem o vertiginoso aumento da violência contra as mulheres no Brasil nos últimos anos. Acesse para ver as vídeo-aulas!

No segundo episódio da série O Corpo da Cidade, do Fórum Nacional de Reforma Urbana, Carmen Silva, socióloga e educadora do SOS Corpo fala sobre como as mulheres vivem a cidade, marcada por desigualdades e por violências.

A pane no WhatsApp, Facebook e Instagram no início da semana deixou evidente o quanto o mundo está dependente nas grandes empresas de tecnologia. Hoje, às 17h no youtube, a Universidade Livre Feminista debate cuidados digitais e hegemonia do capitalismo de plataformas. Não perde!

O mundo “virtual” amplia as desigualdades e aumenta o volume das ansiedades, o que nos leva a considerar: usamos as tecnologias ou somos usadas por elas? Quem são os donos e quem manda nessa tal de internet? Na próxima live “Entrelaçando Redes” pretendemos explorar a política por trás das tecnologias.

O Fora da Curva desta sexta, 13 de agosto, vai discutir quadro político atual, depois do desfile de veículos blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios em Brasília, que aconteceu essa semana e movimentou o meio político e as redes sociais.

Nós, da Articulação de Mulheres Brasileiras, viemos nos somar às mulheres negras do Brasil, da América Latina e do Caribe para afirmarmos nossa luta feminista antirracista, antipatriarcal e anticapitalista! Confira o manifesto!

Na medida em que as investigações da CPI avançam, que a popularidade de Bolsonaro despenca e a pressão das ruas aumenta, uma pergunta fica no ar: “Quais as chances de um impeachment?”

Em 2021, o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia celebra 40 anos de sua fundação. Para marcar este momento, organizamos uma programação que teve o Seminário Mulheres Insurgentes Pela Vida e Por Democracia como evento de abertura das comemorações.