Acompanhe o Webseminário do Comitê de Mortalidade Materna, em parceria com o EAD do SUS!
vídeos
Ao mesmo tempo que os elementos da conjuntura colocados pelas palestrantes se mostraram desafiadores a nível global, elas expuseram a potência do feminismo e o medo que os inimigos tem de nós!
Depois do filme sobre Lenira Carvalho ter circulado em diversas cidades do Brasil e em capitais de países na Europa, convidamos Sophia Branco, uma das diretoras do filme, para contar sobre a recepção dessas exibições e as reflexões trazidas pelo público depois de assistirem o documentário. Sophia traz neste texto as considerações de muitas mulheres que são ou foram trabalhadoras domésticas, de filhas e filhos de trabalhadoras e ex-trabalhadoras, assim como de mulheres migrantes que viajam para Europa em busca de melhores condições de vida, mas acabam precisando viver nas casas onde trabalham. O filme provoca emoções fortes, porque revela nas palavras pedagógicas da nossa companheira Lenira as feridas sociais que persistem desde a invasão colonial.
🔥Nosso papel, como movimento feminista, é fazer o enfrentamento à essas instituições, ocupadas, em geral, por nossos adversários políticos. E radicalizar, através das práticas, retomando o lugar de protagonista na derrubada do patriarcado, do capitalismo e do racismo!
Você sabe qual é a função de uma deputada estadual, federal e de uma senadora? Chega aqui nessa postagem que vamos explicar de maneira rápida e acessível e você ainda vai ter um bônus: vai descobrir como funciona a contagem de votos e como uma deputada pode vir a ser eleita!
Neste 8 de Março de 2022, mulheres de todo o Brasil e diferentes parte do mundo foram às ruas para marcar o Dia de Luta Feminista! Depois de um ano sem ir às ruas, no Recife foram quase 10 mil mulheres que se manifestaram com muito artivismo, diálogo e resistência.
Caleidoscópio, curso que integra o nosso Plano Anual de Formação, foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro do ano passado com o tema “Viver Sem Violência é um Direito de Todas as Mulheres!”, refletiu sobre as questões que envolvem o vertiginoso aumento da violência contra as mulheres no Brasil nos últimos anos. Acesse para ver as vídeo-aulas!
No segundo episódio da série O Corpo da Cidade, do Fórum Nacional de Reforma Urbana, Carmen Silva, socióloga e educadora do SOS Corpo fala sobre como as mulheres vivem a cidade, marcada por desigualdades e por violências.
A pane no WhatsApp, Facebook e Instagram no início da semana deixou evidente o quanto o mundo está dependente nas grandes empresas de tecnologia. Hoje, às 17h no youtube, a Universidade Livre Feminista debate cuidados digitais e hegemonia do capitalismo de plataformas. Não perde!
O mundo “virtual” amplia as desigualdades e aumenta o volume das ansiedades, o que nos leva a considerar: usamos as tecnologias ou somos usadas por elas? Quem são os donos e quem manda nessa tal de internet? Na próxima live “Entrelaçando Redes” pretendemos explorar a política por trás das tecnologias.