Realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, o II Seminário Nordeste rumo à Cúpula dos Povos na COP 30 discutiu os impactos das mudanças climáticas e denunciou a financeirização dos bens comuns
Destaques
Atividade autogestionada proposta pelo Coletivo Direito à Comunicação e Democracia reuniu organizações e movimentos sociais para refletir sobre como as lutas se encontram na comunicação.
Voltado para trabalhadoras das políticas públicas, estudantes universitárias e militantes feministas, o curso fica com as inscrições abertas de 03 a 12 de setembro
SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia acabou de produzir o material pedagógico “Trilhas da Justiça Reprodutiva” e convida militantes dos movimentos sociais e trabalhadoras/es da educação, saúde e assistência social para uma oficina que tem como objetivo apresentar esse material.
Os dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública constataram que a violência contra as mulheres, sobretudo os casos de feminicídio, registraram o aumento de 1% em 2024, em relação ao ano anterior. Essa tendência vai na contramão da redução dos casos de mortes violentas no Brasil e traz um alerta: as medidas protetivas têm sido insuficientes para evitar feminicídio. Analba Brazão, pesquisadora da área no SOS Corpo faz uma análise dos dados e convoca uma reação da sociedade para resguardar a vida de todas as mulheres.
Enegrecendo lutas, centenas de mulheres negras pernambucanas das cidades, águas, litoral e do interior, ocuparam as ruas do centro do Recife em ato político realizado na última sexta-feira, 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra, Latino americana e Caribenha e Dia Nacional Tereza de Benguela.
Estão abertas as inscrições para o curso Fontes e Veredas “Água e Direito à Cidade”, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de agosto de 2025, na sede do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.
A Leitura Crítica – Saúde das Mulheres: injustiças, desigualdades e resistências, denuncia como desigualdades estruturais e omissão do Estado aprofundam o adoecimento das mulheres e reforça a urgência de políticas públicas integradas que fortaleçam o SUS
Conheça o “Feminismo em Questão”, coluna de Rádio onde as educadoras e pesquisadoras do SOS Corpo dialogam sobre os debates conjunturais do momento, a partir das lentes do feminismo.
Ação Cultural Feminista Amores Subversivos reuniu vozes dissidentes em noite de muito forró feminista para questionar o amor romântico, a construção do desejo e propor novas formas de se relacionar com autonomia, afeto e consciência política.