Com transmissão ao vivo desde a sede do SOS Corpo, na cidade do Recife, a roda de conversa trouxe reflexões, memórias, afetividade e luta através das falas de companheiras que marcam a nossa trajetória nesses 40 anos de ações atreladas ao movimento feminista pernambucano.

Na última quarta-feira, 15 de dezembro, o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia recebei, em solenidade realizada no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, o Voto do Aplausos requerido pela vereadora do PSOL, Dani Portela, em celebração aos 40 anos do Instituto, completos neste 2021.

Em celebração ao dia 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, a Articulação e Monitoramento dos Direitos Humanos lança o 4o episódio do podcast Direitos Humanos em Ação, que aborda as violações sofridas pela população em situação de rua durante a pandemia de Covid-19. Ouça!

A cultura e a estrutura patriarcal capitalista racista se utilizam da violência contra as mulheres para manter o sistema de dominação e exploração sobre nossas vidas e na sociedade, e a nossa luta feminista se realiza para que todas as mulheres, crianças e idosas, tenham uma vida livre de violências.

No dia 25 de novembro é quando nós que fazemos o movimento feminista nos articulamos em rede para denunciar e tornar visível a problemática da violência contra as mulheres. É preciso frear o racismo que torna as mulheres negras sujeitas mais vulneráveis, assim como melhorar o sistema de proteção que vem garantindo o aumento de denúncias e garantia de acolhimento para algumas mulheres. Enfrentar o sistema capitalista, racista e patriarcal é essencial para a melhoraria das nossas vidas!

Com transmissão ao vivo a partir das 18h45, Seminário Virtual que repercute o julgamento na Corte Interamericana de Direitos Humanos do caso de feminicídio contra Márcia Barbosa, morta há 23 anos por um político influente da Paraíba.