Lenira Carvalho

Página em espanhol 🇪🇸

Lenira de Carvalho, presente!

“Vou batalhar e não posso estar sozinha nesta luta. Tenho que procurar mais e mais parceiras. É nisso tudo em que acredito e é por isso que tenho a esperança de que, um dia, nenhuma moça do interior ou da cidade, empregada doméstica, do comércio ou da fábrica, tenha que chorar em busca de sua própria dignidade”

Digo às companheiras que aqui estão

A luta que me fez crescer

Lenira Carvalho foi uma importante liderança das trabalhadoras domésticas no Brasil e uma grande companheira para nós do SOS Corpo. 

Iniciou a luta por direitos trabalhistas da categoria ainda na década de 1960. Nos anos 1970, fundou com outras trabalhadoras a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife, que se tornaria o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Recife, após reconhecimento das domésticas como categoria profissional na Constituição de 1988.

Durante os anos da ditadura militar e no processo de democratização do país, atuou na Juventude Operária Católica (JOC), junto a Dom Helder Câmara e outras lideranças populares ligadas à Teologia da Libertação. Foi a liderança que representou as trabalhadoras domésticas na Constituinte, discursando em plenário e entregando a carta da categoria com suas reivindicações. 

Na década de 1980, também atuou com outros grupos de mulheres e feministas no Recife, sendo uma das fundadoras do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Faleceu no dia 03 de agosto de 2021 deixando um legado muito importante para a cidade e para a luta das trabalhadoras domésticas no país.

Em 2022, o SOS Corpo lançou o livro A luta que me fez crescer e outras reflexões, que reúne textos biográficos e pensamentos de Lenira sobre o trabalho doméstico, a organização da categoria e a luta pela democracia no Brasil. Junto com a Parabelo Filmes, lançamos também o documentário Digo às companheiras que aqui estão, no qual Lenira narra a sua trajetória em duas entrevistas que foram realizadas poucos meses antes do seu falecimento. 

O documentário conta com versões com audiodescrição, libras e legenda descritiva para surdos e ensurdecidos. Está disponível também com legendas em espanhol, inglês e francês.

Assista o filme completo:

Digo às companheiras que aqui estão
Documentário, 34 minutos
Direção: Sophia Branco e Luís Henrique Leal
Produção: Parabelo Filmes e SOSCorpo (2022, 34′)

Leia o livro:

A luta me fez crescer
Lenira Carvalho
Co-autora: Cornélia Parisius
Editoras: Carmen Silva e Sophia Branco
Diagramação: Isabella Alves
Edições SOSCorpo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.