[Leitura Crítica] Desvendando a mortalidade materna e as injustiças reprodutivas no Brasil

A mortalidade materna no Brasil é um problema complexo que requer uma abordagem crítica e atenção especial. As desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero, juntamente com a falta de acesso aos serviços de saúde adequados, contribuem para esse cenário preocupante. É fundamental lutar por políticas que garantam o acesso igualitário aos direitos reprodutivos e promovam a saúde e o bem-estar das mulheres.

O que é morte materna?

A morte materna é definida pela Organização Mundial de Saúde como sendo a morte que ocorre durante a gestação ou até 42 dias após o seu término, independentemente da duração ou da localização da gravidez. Ela pode ser obstétrica, ou seja, relacionada direta ou indiretamente com a gestação, ou não-obstétrica, que é quando a morte resulta de causas incidentais ou acidentais não relacionadas à gravidez.

Como as condições de pré-natal e o parto influenciam a mortalidade materna?

A má qualidade do pré-natal influencia diretamente as más condições de parto e puerpério que, agregadas aos problemas estruturais enfrentados pelas maternidades, como a falta de profissionais qualificados, a superlotação, a persistência da violência obstétrica e o racismo institucional, agravam o estado de saúde das mulheres, o que muitas vezes leva à ocorrência do óbito materno.

Houve uma redução de 30% da quantidade de mulheres com pré-natal considerado inadequado entre 2014 e 2021, mas 70% das mulheres que ainda continuam com pré-natal considerado inadequado são mulheres negras. Observamos o crescimento do pré-natal inadequado entre mulheres pretas, pardas e indígenas, e que a redução dele, logo, a melhoria da qualidade do pré-natal, só se deu entre mulheres brancas. As desigualdades no acesso ao pré-natal entre mulheres negras e brancas denunciam o racismo institucional e as injustas condições de vida e saúde das mulheres, produzindo vulnerabilidades específicas em prejuízo de mulheres negras que atravessam diferentes dimensões de nossas vidas.

Que peso tem a exploração sexual infantil e a gravidez precoce de adolescentes nos altos índices de mortalidade materna?

Os dados sobre gravidez na adolescência são preocupantemente contributivos para as altas taxas de mortalidade materna. A estrutura patriarcal, aliada ao racismo, hipersexualiza os corpos das meninas, principalmente negras e periféricas, construindo nelas a ideia de que precisam estar a serviço do prazer masculino. Isso resulta em muitos casos de crianças submetidas ao terror da exploração sexual no âmbito de suas próprias famílias. Além disso, a gravidez de risco decorrente de estupro em meninas adolescentes de 10 a 14, seguida da falta de acesso ao direito a interrupção dessa gestação (acessada por apenas 3% dessas crianças) também interfere para aumentar os números da mortalidade materna. O crescimento do fundamentalismo religioso amplia a criminalização do aborto e dificulta o acesso das meninas estupradas aos procedimentos de aborto legal, o que aumenta o risco de morte materna e viola seus direitos fundamentais. A falta de informação, educação sexual, acesso a métodos contraceptivos e procedimentos abortivos colocam essas meninas em risco.

Esses dados revelam que o discurso patriarcal e fundamentalista em defesa da maternidade está em total contradição com a realidade concreta vivida cotidianamente pelas mulheres e meninas que engravidam no cotidiano.

Na Leitura Crítica sobre Injustiças reprodutivas e mortalidade materna publicada pelo SOS Corpo Talita Rodrigues fala ainda sobre as diferenças raciais na realização de cesáreas, analisando se eram evitáveis ou não a partir de dados como prematuridade e baixo peso dos nascituros. Na publicação é possível ainda conhecer os dados de desigualdades regionais e, informações sobre as mortes maternas em pernambucanas, assim como as desigualdades estaduais.

Baixe o texto completo em PDF para aprofundar sua compreensão sobre a mortalidade materna e contribuir para essa importante luta feminista.


Leitura Crítica N.6
Junho/2023

Elaboração: Talita Rodrigues
Revisão: Cristina Lima
Projeto Gráfico e Diagramação:
D. Guaraná
Infográficos: D. Guaraná
Ilustrações: Luiza Morgado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Assembleia Feminista discute estratégias de pressão ao governo de Pernambuco

ter jun 6 , 2023
Na última segunda-feira, 5 de junho, aconteceu a primeira Assembleia Feminista, para discutir os próximos passos da agenda de pressão ao governo de Raquel Lyra, para que ele atenda as reivindicações de políticas públicas garantidoras de direitos para mulheres de Pernambuco.