Assembleia Feminista discute estratégias de pressão ao governo de Pernambuco

Na última segunda-feira, 5 de junho, aconteceu a primeira Assembleia Feminista, resultado da articulação dos movimentos que constroem o processo do 8 de Março no estado. No 8M de 2023, os movimentos entregaram ao governo de Raquel Lyra um manifesto com reivindicações para a garantia dos direitos das mulheres. A Assembleia, que aconteceu no bar Segredos de Frida, no bairro da Boa Vista, em Recife, reuniu cerca de cem representantes de diversos movimentos de mulheres de Pernambuco para debater a agenda de pressão sobre o governo do Estado para que ele atenda às reivindicações apresentadas no documento derivado do manifesto do 8 de Março.

O documento apresentado pelos movimentos feministas foi entregue à vice-governadora Priscila Krause e à Secretária de Políticas para as Mulheres, Célia Regina, na reunião que aconteceu no dia 9 de maio, na Defensoria Pública de Pernambuco. Nele constam 46 propostas de políticas públicas garantidoras de direitos para mulheres e a reivindicação de que sejam viabilizadas com orçamento público.

No documento entregue às representantes do governo há propostas que enfrentam a violência contra as mulheres, como por exemplo a implementação de delegacias especializadas em atendimento à mulheres em todas as regiões do Estado; programa de geração de trabalho e renda; benefícios para mulheres encarceradas; serviços de atendimento ao aborto em todas as maternidades públicas; e política de renda básica com prioridade para as mulheres, e em especial para mulheres negras e desempregadas. 

No próximo dia 14 de junho, uma nova rodada de negociação com o governo deve acontecer, onde os movimentos esperam ter respostas concretas sobre as reivindicações apresentadas. Uma nova Assembleia Feminista está sendo convocada para o dia 19 de junho, também no bar Segredos de Frida, para que os movimentos avaliem este novo momento de diálogo com o governo. 

Leia abaixo a Pauta de Reivindicações apresentadas pelo movimento feminista de Pernambuco ao governo de Raquel Lyra:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Debate sobre Regulação das Plataformas e Futuro da Internet movimenta noite no SOS Corpo

qua jun 14 , 2023
Na noite da terça (13), o SOS Corpo realizou o debate público A Luta por Democracia na Era Digital, que abordou sobre as desigualdades que a tecnologia aprofunda e os novos problemas políticos impostos pelo avanço do capitalismo a partir de sua forma digital.