Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular é lançada na Câmara dos Deputados

2

*Por Gabriela Falcão

No dia 15 deste mês, aconteceu na Câmara dos Deputados o evento que se somou na mesma semana às Marchas das Mulheres Indígenas e das Margaridas na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Foi lançada a Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular, coordenada por Talíria Petrone, jovem negra, periférica, deputada federal pelo PSOL do Rio de Janeiro. Estiveram presentes representações de diversas redes, movimentos e organizações que integram a Frente e que apoiaram seu processo de construção desde o início, reafirmando a importância da articulação entre movimentos e parlamentares na defesa dos direitos das mulheres.

Schuma Schumaher, da Articulação de Mulheres Brasileiras, enfatiza que não basta ser feminista, é preciso que seja feminista antirracista. Sobre isso, Erika Kokay reitera que: “As mulheres negras são as maiores vítimas de feminicídio e os jovens negros são os que enfrentam todos os dias o extermínio de toda uma geração e que estão lotando os presídios, os navios negreiros da pós-modernidade”.

Talíria Petrone com representantes das organizações da sociedade civil que compõem a coordenação da Frente. Foto: Cris Cavalcanti/AMB

A coordenação compartilhada é composta por mais cinco deputadas: Alice Portugal (PCdoB-BA) , Lídice da Mata (PSB/BA), Tereza Nelma (PSDB/AL), Erika Kokay (PT/DF) e Joênia Wapichana (Rede/RR), primeira mulher indígena a ser eleita para este cargo no Congresso Nacional. Fazem parte também seis organizações da sociedade civil: Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Estiveram presentes diversos parlamentares e ativistas ligadas a outros movimentos que apoiam a iniciativa da Frente. Para Áurea Carolina, deputada federal pelo PSOL-MG, a Frente pode ser conectar em rede com vários coletivos e movimentos que já estão atuando no Brasil e as parlamentares feministas antirracistas que fazem essa luta no âmbito da institucionalidade precisam desse suporte da sociedade. Talíria Petrone reitera que o espaço institucional é pouco representativo da maioria do povo negro, especialmente, das negras. “Eu acho que as pautas que envolvem a maioria das mulheres que estejam colocadas aqui como momento de avanço do fundamentalismo religioso, de avanço de um setor reacionário que quer avançar sobre nossos corpos, é muito importante uma Frente que conecte deputadas com movimentos, deputadas com os territórios, deputadas feministas com os territórios para lutar pela nossa liberdade de existir”.

A sessão foi encerrada com dizeres: “Marielle vive, Marielle viverá, mulheres negras não param de lutar”, “Antirracismo é revolução” “Feministas contra o machismo, feministas contra o capital, feministas contra o racismo, contra o terrorismo neoliberal”, “Vai avançar o feminismo popular”.

Segundo Nathália Diórgenes, militante da Marcha Mundial das Mulheres, esse lançamento vem num processo em que o Congresso está contaminado pelo conservadorismo e é um momento de mostrar a força do movimento feminista. Numa perspectiva semelhante, Schuma Schumaher analisa que: “Eu acho que a gente pode burlar esse cerco, que a gente pode ficar mais forte para resistência. E, no mínimo, se a gente não conseguir avançar nesse Congresso fundamentalista, conservador, nós seremos a resistência para que nenhum passo atrás seja dado”.

Fotos: Nunah de Alle/Chama

_____

* Gabriela Falcão é jornalista e integra a Articulação de Mulheres Brasileiras. Este texto faz parte de cobertura colaborativa realizada pela Coletiva de Comunicação da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), em parceria com Universidade Livre Feminista (ULF) e Blogueiras Feministas, organizada especialmente para cobrir a Marcha das Mulheres Indígenas, a Marcha das Margaridas e o lançamento da Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular. Foto de capa: Nunah de Alle/Chama.

Expediente: Coordenação Geral: Cris Cavalcanti (PE); Texto: Fran Ribeiro (PE), Gabriela Falcão (PE), Carmen Silva (PE); Laura Molinari (RJ), Carolina Coelho (RJ), Raquel Ribeiro (RJ), Angela Freitas (RJ), Rosa Maria Mattos (RJ), Milena Argenta (DF) e Priscilla Britto (DF); Fotos: Carolina Coelho (RJ) Fran Ribeiro (PE); Vídeo: Débora Guaraná (PE), Milena Argenta (DF) e Cris Cavalcanti (PE); Edição: Coletivo Motim; Diagramação: Débora Guaraná (PE), Bibi Serpa (RJ), Cris Cavalcanti (PE) Sites e Redes Sociais: Cristina Lima (PB), Thayz Athayde (CE), Cris Cavalcanti (PE), Analba Brazão (PE); Produção: Mayra Medeiros (PE) e Masra Abreu (DF).

2 thoughts on “Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular é lançada na Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Posicionamento da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político diante da conjuntura atual

qua ago 21 , 2019
A escalada arriscada de posições e atitudes assumidas pela presidência da República nas últimas semanas, aliada à revelação de uma rede de corrupção e fraudes envolvendo membros do Judiciário, fez acender, até em quem outrora apoiou o projeto político de Jair Bolsonaro, uma luz de alerta quanto aos caminhos que estão sendo trilhados pelo país.