SOS Corpo lança artigo sobre a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres

A realização da 5ª CNPM faz parte do processo de retomada da política de participação promovido pelo gov. Lula 3. O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia esteve presente na Conferência e o elaborou coletivamente um artigo que dialoga sobre as influências do movimento feminista dentro do processo conferencial.

A 5ª CNPM, realizada em Brasília entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2025, marcou o retorno da participação social das mulheres, colocando as políticas públicas para as mulheres no centro do debate político nacional após quase uma década sem conferências. As Conferências Livres foram essenciais para garantir a presença da diversidade de mulheridades brasileiras, democratizando o processo, permitindo maior participação popular e capilaridade nas propostas levadas ao nível nacional.

O artigo debate qual a expressão da força política e organizativa do movimento feminista na 5ª CNPM, destacando a importância da participação social das mulheres na formulação de políticas públicas. Ele discute as principais propostas aprovadas e analisa o papel das Conferências Livres na ampliação da representatividade, propondo uma reflexão crítica sobre os limites e avanços do processo conferencial, defendendo a construção coletiva de um projeto feminista capaz de transformar as estruturas sociais patriarcais, racistas e capitalistas.

Baixe e leia na íntegra o artigo de Carmen Silva, Lara Buitron e Maria Betânia Ávila:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.