Curso Feminismo com quem tá chegando – seleção EXCLUSIVA para coletivos e movimentos

1


Está aberta a seleção para a nova etapa do Curso Feminismo com quem tá chegando 2018. O curso é voltado para mulheres (de todas as idades) que estão descobrindo o feminismo, buscando conhecê-lo e dele participar e é uma iniciativa da Universidade Livre Feminista, em parceria com CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, com apoio do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e da Cunhã Coletivo Feminista. Em breve, o curso será aberto também em formato livre e poderá ser acessado por educandas individualmente.

Nas primeiras edições, este curso foi realizado totalmente no formato EaD (educação à distância), através de nossa Plataforma Virtual de Formação Feminista, e era aberto a participantes de todo Brasil. Na última edição, foi adotado um novo formato: semipresencial, com atividades virtuais e presenciais realizadas em parceria com coletivos e movimentos de mulheres. Participaram 15 coletivos de 11 estados, distribuídos pelas cinco regiões do país.

O curso foi realizado entre janeiro e abril de 2018, como parte do projeto “Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática” (desenvolvido pelo CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, em consórcio com a ABONG, CAMP e CESE e financiado pela União Europeia), A partir dos resultados positivos desta experiência, estamos abrindo uma nova seleção para que outros coletivos possam realizar o curso na Universidade Livre Feminista.

Sobre o curso

Como o próprio nome diz, este é um curso voltado para mulheres que “estão chegando” ao feminismo, ou seja, que estão começando a descobri-lo, querendo conhecê-lo e dele participar. E isto independentemente da idade. Pois para nós, como diz bell hooks, o “feminismo é para todo mundo” e sempre é hora para “chegar mais perto do feminismo” e conhecê-lo, construí-lo, praticá-lo.

O curso é totalmente gratuito, tendo como objetivo geral contribuir para o fortalecimento organizativo dos movimentos de mulheres e dos movimentos feministas, ou seja, de grupos, coletivos, fóruns, redes e articulações de mulheres. Nossa intenção, portanto, é fortalecer as lutas feministas contra as desigualdades, as injustiças, as exclusões e as explorações que marcam a vida de nós, mulheres.

Objetivos específicos

Com este curso, queremos oferecer uma breve introdução ao feminismo, seja como movimento social ou como pensamento crítico sobre a situação das mulheres e sobre o mundo. Para isto, ele está organizado de forma a:

  • Promover a troca de vivências e conhecimentos sobre o feminismo;
  • Dar a conhecer um pouco da história das lutas feministas, provocando a reflexão e o debate sobre suas várias formas de ação, expressão e organização;
  • Apresentar um pouco da história do feminismo e das lutas das mulheres contra múltiplas estruturas de dominação e exploração, suas perspectivas políticas e linhas de pensamento predominantes no Brasil e no mundo;
  • Provocar a reflexão e o debate sobre os desafios atuais do feminismo como movimento auto-organizado de mulheres.

Para conhecer melhor o programa do curso, clique aqui.

Metodologia

A proposta de nossos processos de formação é proporcionar espaços de discussão e reflexão coletiva, tendo como referência a práxis educativa feminista. O elemento central, portanto, é o debate de ideias, partindo das vivências e experiência de vida das participantes, fazendo “provocações” que estimulem a reflexão crítica e o livre pensar, mas também trazendo subsídios teóricos para aprofundar os conhecimentos. Isto porque, para nós, assim como propõe a filósofa feminista Francoise Collin, é muito importante promover o encontro entre o “pensamento pensado”, isto é, o conhecimento elaborado por aquelas que vieram antes de nós e que produziram um pensamento crítico sobre a situação das mulheres e sobre o próprio feminismo; e o “pensamento pensante”, ou seja, o pensamento vivo que as participantes e educadoras constroem juntas ao longo do curso.

O curso tem a duração mínima de 2 meses e máxima de 3, sendo a maior parte desenvolvida pela internet, na Plataforma Virtual de Formação Feminista(Moodle) da Universidade Livre Feminista. Ele é organizado em Trilhas temáticas que aglutinam um conjunto de questões, sendo disponibilizados materiais diversos (textos, vídeos, músicas, poesias etc.) para subsidiar as discussões e atividades online e/ou presenciais.

Na Plataforma, para cada Trilha, é disponibilizado um texto-base e aberto um fórum de discussão, em que a reflexão coletiva e o debate devem ser estimulados pelas educadoras responsáveis. Na Biblioteca do curso são disponibilizados ainda outros subsídios (textos, vídeos, músicas, poesias etc.), para quem desejar aprofundar os conhecimentos ou simplesmente conhecer outras perspectivas ou abordagens.

No âmbito local, para cada Trilha deve acontecer um encontro pesencial para aprofundar os temas. Estes encontros devem ser desenvolvidos pelas educadoras dos coletivos, que, caso desejem, podem utilizar a proposta de metodologia sugerida pela Universidade Livre Feminista. No entanto, os coletivos podem usar sua própria metodologia, desde que seja mantido o tema proposto para a Trilha.

Entendendo a importância da participação das mulheres com deficiência em nossas formações, organizamos, com a colaboração do Grupo Inclusivas (de Porto Alegre, RS) uma metodologia acessível através da legendagem para surdas e audiodescrição para acessibilidade das imagens.
Todos os textos estão disponíveis em PDF e Word para a leitura digital e os vídeos de abertura de cada trilha tem legenda e audiodescrição.

Buscando também combater o capacitismo, disporemos, na plataforma, de um texto de recomendações voltadas para um comportamento mais inclusivo.

Além disso, se algum grupo de mulheres com deficiência desejar realizar o curso e precisar de assistência em relação à acessibilidade.

Sobre o processo seletivo

Para participar da seleção, cada coletivo deve preencher e enviar o Formulário de inscrição com sua proposta de como pretende desenvolver o curso (incluindo uma proposta de cronograma), justificando de que forma o curso poderá fortalecer sua organização interna e suas ações.

Quem pode se inscrever:
– Coletivos auto-organizados de mulheres (grupo, movimento, associação, fórum, articulação, ONG, setorial de mulheres de um movimento misto etc.);
– Organizações, movimentos sociais, escolas, grupos de universidade etc., que tenham ações de fortalecimentos de grupos e/ou coletivos de mulheres.

O que precisa para realizar um curso AUTOGESTIONADO
– A Universidade Livre Feminista disponibiliza o curso, todo montado, na Plataforma Virtual de Formação Feminista (Moodle) e dá suporte às participantes e educadoras. Aos coletivos cabe:
➢ Organizar uma turma, de no mínimo 10 e no máximo 50 participantes (na plataforma, cada coletivo terá sua própria turma);
➢ Realizar pelos menos quatro encontros presenciais (de 4 horas cada), mobilizando as participantes, providenciando espaço e estrutura básica para os encontros;
➢ Indicar pelo menos duas educadoras responsáveis por acompanhar e dar suporte à turma na Plataforma e nos encontros presenciais;
➢ Indicar pelo menos uma educadora para coordenar o curso, ficando esta responsável pelo diálogo com a Secretaria Executiva da Universidade Livre Feminista para a organização da turma e o suporte às participantes;
➢ Para a indicação das educadoras, é fundamental: Esta se identificar como feminista e com o movimento feminista; ter experiência com educação popular e/ou educação feminista; ter conhecimentos básicos sobre o feminismo.

Para envio da proposta
O coletivo que desejar realizar o curso de forma autogestionada deve preencher o formulário, disponível aqui, e enviar para: inscricao.cursofeminismo@gmail.com
Se desejar mais informações, é só entrar enviar um e-mail para Universidade Livre Feminista: contato@feminismo.org.br.

One thought on “Curso Feminismo com quem tá chegando – seleção EXCLUSIVA para coletivos e movimentos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

LEITURA CRÍTICA FEMINISTA: Quem vai pagar a conta da crise?

qua jun 6 , 2018
Sobre as medidas para saída da crise de abastecimento e de combustíveis o Brasil. Por Silvia Camurça* Na defesa de […]