8 de Março é Dia de Luta Feminista!

Neste 8 de Março de 2022, mulheres de todo o Brasil e diferentes parte do mundo foram às ruas para marcar o Dia de Luta Feminista! Data histórico do movimento feminista e de movimentos de luta pelos direitos emancipatórios das mulheres, o 8 de Março é uma data permanente de disputa de seu sentido político, sendo apropriado economicamente pelo patriarcado racista e por grupos conservadores da ultradireita no Brasil, a exemplo dos comentários sexistas por parte de membros do alto escalão do Governo Bolsonaro e de parlamentares fundamentalistas em diferentes cidades do país.

Contudo, o movimento feminista que luta por mudanças nas relações sociais que produzem e reproduzem desigualdades de classe, de raça e de gênero, tem historicamente ocupado às ruas para denunciar o colonialismo, o terrorismo neoliberal, o racismo, a violência contra todas as mulheres, os ataques aos direitos sociais, aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e das pessoas que gestam, os estados permanente de guerra contra os territórios pelo Imperialismo de países do Norte Global e a quebra do Estado Democrático de Direito.

Depois de um ano sem ir às ruas, no Recife foram quase oito mil mulheres que se manifestaram com muito artivismo, diálogo e resistência. Pelo fim da fome, do feminicídio e o transfeminicídio. Pela vida das mulheres!

Confira no vídeo acima como foram os atos em Recife e em outras cidades do Brasil e do Mundo!

Leia também>> 8 DE MARÇO: NEM A GUERRA QUE NOS MATA, NEM A PAZ QUE NOS OPRIME!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

#8deMarço: Programa Fora da Curva repercute os desafios da luta feminista no Brasil

sex mar 11 , 2022
No Programa Fora da Curva que foi ao ar no dia 04 de março, debate foi centrado na luta feminista e a luta das mulheres diante de tantos desafios que os movimentos tem enfrentado para garantir direitos e resistir às mazelas que vieram com a pandemia e o pandemônio do governo Bolsonaro.