As inscrições estarão abertas entre os dias 22 a 29 de outubro para a nova turma do curso Fontes e Veredas: Radicalizando a luta pelo fim da violência contra as mulheres, coordenado pela educadora do SOS Corpo, Natália Cordeiro. Esta é uma oportunidade para que as mulheres, cis e trans, que não conseguiram se inscrever na turma anterior, possam participar.
O resultado será divulgado por email no dia 30 de outubro. As aulas vão acontecer nos dias 12 e 13 de novembro das 17h às 21h na sede do SOS Corpo, no bairro da Madalena, no Recife. Salientamos que as vagas são destinadas para moradoras da região metropolitana do Recife e que o curso não dispõe de apoio com recursos para transporte.
A primeira turma do Fontes e Veredas: Radicalizando a luta pelo fim da violência contra as mulheres teve suas aulas nos dias 30 e 31 de julho deste ano. Esta nova turma seguirá com a mesma metodologia e ementa, que vai perpassar pelo contexto social de expansão e apropriação do discurso feminista pela sociedade, mídia e instituições, sem que isso represente mudanças efetivas no enfrentamento e redução dos casos de mulheres vítimas de violência no Brasil.
Para isso, basta dar uma passeada nos feeds de rolagem infinita das principais redes sociais e veremos um monte de mulheres – anônimas e famosas – se declarando feministas. Em uma volta nas lojas de departamento, facilmente encontramos camisetas com os dizeres “girl power”, “empoderada”. Nas novelas as mocinhas têm discursos progressistas afiados e nos banheiros de bares e shoppings encontramos cartazes com o número do disque denúncia.
Mas neste mesmo país, 43% das mulheres com 16 anos ou mais experimentaram alguma forma de violência durante a vida. Quase metade das mulheres entre 25 e 34 anos sofreram alguma forma de violência por parte de parceiro íntimo (48,9%) e uma em cada quatro mulheres entre 25 e 34 anos sofreu alguma forma de violência sexual (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
Buscando compreender o descompasso entre as aparentes mudanças na sociedade e a permanente ocorrência de violência contra as mulheres, o SOS Corpo realizará o curso Fontes e Veredas: Radicalizando a Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
Usando metodologias da educação popular feminista, percorremos o caminho que começa com a luta do movimento feminista pelo fim da violência contra as mulheres, compreenderemos como esta se tornou uma questão amplamente difundida na sociedade se tornando a pauta palatável das “terríveis feministas”, a ponto de ser apropriado pela direita, pela iniciativa privada e até mesmo pelo aparato policial e chegaremos nos dias atuais, quando a violência contra as mulheres é tratada de forma apartada do feminismo. Para nós, é urgente radicalizar a luta pelo fim da violência contra as mulheres.
Período de inscrições e vagas
O curso tem 30 vagas e é aberto para todas as mulheres, cis e trans. Serão priorizadas na seleção mulheres de até 35 anos.
* As inscrições devem ser feitas pelo formulário de inscrição, disponível no link: https://forms.gle/fMvkar2PSBgtDNU77
As inscrições vão de 22 a 29 de outubro e o resultado será informado para as selecionadas por email ou por telefone no dia 30 de outubro.
O curso acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, das 17h às 21h na sede do SOS Corpo, que fica na Rua Real da Torre, nº593, no bairro da Madalena, no Recife. Reforçamos que as vagas são destinadas para participantes moradoras de região metropolitana do Recife e que o curso não dispõe de recursos para apoio no transporte.
Subsídios
Para as interessadas em participar do curso, indicamos duas leituras para irmos esquentando o debate. Ambas produções são do SOS Corpo e podem ser encontradas em nosso site:
- Violência contra as mulheres: resgate e análise da luta – https://soscorpo.org/?p=17341
- Leitura Crítica: Confrontando os paradigmas das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres – https://soscorpo.org/wp-content/uploads/SOSCORPO-Leitura-Critica-VCM-SET2023.pdf