SOS Corpo explica em série de vídeos as funções do cargos legislativos proporcionais

Você sabe qual é a função de uma deputada estadual, federal e de uma senadora? Chega aqui nessa postagem que vamos explicar de maneira rápida e acessível e você ainda vai ter um bônus: vai descobrir como funciona a contagem de votos e como uma deputada pode vir a ser eleita!

Na última semana antes do dia mais importante das nossas vidas (02 de outubro), publicamos em nosso canal no YouTube uma série de vídeos que explicam quais as funções dos cargos legislativos nas eleições proporcionais deste ano. 

Os vídeos sobre as funções de alguns cargos do legislativo que, de quatro em quatro anos, são renovados (ou nem tanto assim), trazem explicações sobre as funções dos cargos de deputada estadual, deputada federal, como funciona a eleição para esses cargos no atual sistema política e o último vídeo conta o que faz uma senadora. 

A nossa análise reforça: é preciso priorizar candidaturas que sejam compromissadas com a luta por transformação social, fortalecendo aquelas que são assumidamente feministas, negras e antirracistas! 

Acompanhe abaixo o que cada uma pode fazer e boa escolha ao definir o seu voto!

No primeiro vídeo explicamos o que faz uma deputada estadual e quais suas verdadeiras atribuições na Assembleia Legislativa:

No segundo vídeo da série trazemos uma explicação sobre o que faz uma deputada federa e missão desse cargo, apresentamos os desafios que a esquerda tem na Câmara. Se a gente tem críticas sobre como o Sistema Político funciona e se sente pouco representadas, esse é o cargo que tem o poder nas mãos para mudar isso!

Os cargos de deputadas são bem difíceis de escolher. Por isso, no terceiro vídeo da série do SOS Corpo sobre os cargos legislativos, a gente explica como funcionará a contagem e como as candidatas podem vir a ser eleitas, além de chamar atenção para as coligações, que agora se chamam federações e interferem na contagem de votos!

Sabia que apenas 12% dessas vagas no Senado são ocupadas por mulheres? Um número bem injusto, não é mesmo?! No quarto e último vídeo da série, falaremos sobre o que faz uma senadora, qual o período de mandato e quais os critérios que devemos avaliar antes de votar.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com mais pessoas e ajude para que tenhamos votos conscientes nessas eleições!

Nos siga nas redes sociais!

Instagram: @soscorpo.feminista

Twitter: @lutafeminista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Outubro ou nada!

ter out 4 , 2022
No primeiro artigo para a Marco Zero depois da votação de 2 de outubro, Carmen Silva faz um balanço dos resultados, convocando os movimentos sociais e os eleitores a ocupar as ruas nesse segundo turno em defesa da candidatura do ex-presidente Lula.