#58ANOSDEGOLPEMILITAR: Audiência Pública na Câmara do Recife debate ações de promoção à Memória e à Verdade

1

Neste 31 de março de 2022 completa-se 58 anos do Golpe Militar no Brasil. Os 20 anos de ditadura militar-empresarial marcaram para sempre a nossa história, como um dos capítulos mais sombrios. Foram anos de violações, mortes, torturas, apagamentos históricos e muita corrupção.

O legado dos anos de chumbo ainda reverbera em nossos cotidianos, na forma de construir a política e a economia no país, sobretudo pelas alianças das forças ultraconservadoras, fundamentalistas e militares, com apoio da grande mídia e das elites brasileiras.

No marco da data, em Recife, aconteceu a Audiência Pública sobre o Direito à Memória e à Verdade na Câmara Municipal, requerimento N° 1.986/2022, de autoria da Vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A Audiência contou com a participação de Manoel Moraes, do Movimento Nacional de Direitos Humanos e que atuou na Comissão da Verdade de Pernambuco, a professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marília Gama, Luiz Emanuel do Centro Dom Helder Câmara (Cendhec), do religioso Marcelo Barros, do campo Ecumênico da Teologia da Libertação, entre outros militantes dos Direitos Humanos, militantes feministas, trabalhadoras e trabalhadores que tiverem atuação fundamental nos anos de resistência e que seguem na luta para manter viva a Memória da época em nome da Verdade e da Justiça.

Assista aqui a Audiência:

Representando o SOS Corpo Instituto Feminista pela Democracia, a educadora Silvia Camurça foi uma das que participaram do debate, que além de resgatar a Memória, apresentou propostas que contribuíram com objetivo da Audiência, que é pela via institucional, regulamentar ações no âmbito da administração pública da cidade do Recife que promovam o direito à Verdade e à Memória.

Leia neste artigo a participação do SOS Corpo na Audiência Pública: #58ANOSDOGOLPEMILITAR: EM DEFESA DA MEMÓRIA E DA VERDADE!

A Audiência Pública é um instrumento jurídico da Câmara de Vereadores, um instrumento de luta que tem o poder de gerar medidas a serem encaminhamentos pelo Presidente da Casa. O debate teve como objetivo de gerar o debate de as possibilidade de promoção do Direito Humano à Memória e à Verdade, um dever do Estado, conforme os termos do Programa Nacional de Direitos Humanos 3.

One thought on “#58ANOSDEGOLPEMILITAR: Audiência Pública na Câmara do Recife debate ações de promoção à Memória e à Verdade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Acampamento Terra Livre anuncia a retomada do Brasil pelos territórios e na política

qui abr 7 , 2022
O 18º ano do Acampamento Terra Livre reúne, desde o último dia 04 de abril, 8 mil indígenas de 200 dos 305 povos indígenas do país, mobilizados para ocupar a política.