Documentário escancara a repressão fascista da PM de Pernambuco no #29M

Documentário escancara a repressão fascista da Polícia Militar de Pernambuco no #29M

Braço armado do Estado: contra quem?”, documentário produzido pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco, é mais um instrumento de denúncia da sociedade civil que exige apurações rigorosas pela repressão violenta da polícia militar no ato pelo Fora Bolsonaro em Recife

Aquela manhã do dia 29 de maio ainda desce seco na garganta de muita gente que esteve nas ruas do Recife, durante a mobilização nacional pelo Fora Bolsonaro, convocada por movimentos sociais em todo o país. O incômodo é pela ação desproporcional e desnecessária cometida pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco em repressão ao ato pacífico organizado pelos movimentos sociais, que pediam Vacina no Braço, Comida no Prato e o fim do governo de morte de Bolsonaro.

A Polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo, tiros de bala de borracha, spray de pimenta e perseguiu por pelo menos duas horas, manifestantes que, encurralados, tentavam se dispersar. Duas pessoas foram atingidas com balas de borracha nos olhos e perderam a visão. Ação policial foi amplamente registrada por várias pessoas, profissionais ou não, imagens estas que mostram a truculência, o planejamento e todo o aparato policial usado numa operação que, segundo o Governo do Estado de Pernambuco, não foi autorizado por ele. Então quem autorizou?

Essa é uma das perguntas que o documentário “Braço armado do Estado: contra quem?”, realizado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco, faz ao longo de seus 19 minutos de duração. O filme é uma compilação de diferentes registros numa linha cronológica da ação da polícia naquele dia 29 de maio, que também mostra como o avanço do fascismo no Brasil tem uma relação direta com o histórico colonial de formação da polícia brasileira.

O documentário é um dos instrumentos de Denúncia aos crimes cometidos pela PMPE no dia 29 de maio. Além dele, o Fórum de Mulheres de Pernambuco construiu também um Dossiê que reúne a sequência dos fatos que ocorreram na manhã do ataque. As denúncias são resultados de esforços que diferentes movimentos e organizações da sociedade civil têm feito para contrapor as mentiras que têm sido disseminadas por perfis policiais nas redes sociais e por políticos bolsonaristas, que tem justificado a brutalidade policial como sendo uma resposta às supostas ações de vandalismo cometidos pelos manifestantes. Mas o documentário mostra justamente o contrário.

SINOPSE:

O documentário BRAÇO ARMADO DO ESTADO: CONTRA QUEM? (19’/ realização coletiva do Fórum de Mulheres de Pernambuco) reconstrói cronologicamente as violências da PMPE contra os manifestantes no ato do 29 de maio de 2021, realizado no centro do Recife. Ao atravessar imagens registradas por manifestantes e pessoas que assistiam ao ataque da PM dos prédios, o filme denuncia a violência sistemática nas ações policiais e nos convida a refletir sobre problemas maiores que estão na própria forma como a função da polícia é pensada na nossa sociedade. O doloroso exercício de reconstruir estas cenas foi um caminho feito coletivamente como uma forma de denunciar essa atuação e se contrapor a narrativas mentirosas que foram espalhadas sobre o dia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Resumo: Confira o que rolou no 1º Seminário dos 40 Anos do SOS Corpo

seg jun 21 , 2021
Em 2021, o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia celebra 40 anos de sua fundação. Para marcar este momento, organizamos uma programação que teve o Seminário Mulheres Insurgentes Pela Vida e Por Democracia como evento de abertura das comemorações.