3ª noite de Diálogos Impertinentes discute as ameaças aos direitos e à cidadania das trabalhadoras domésticas

Nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, às 19h, vai ao ar a última transmissão ao vivo do ciclo Diálogos Impertinentes, série de debates do SOS Corpo que neste mês de outubro trouxe para o centro do debate público o Trabalho Doméstico no Brasil. Para o diálogo sobre os Direitos conquistados e as ameaças à cidadania das trabalhadoras domésticas, foram convidadas Luiza Batista e Rivane Arantes. 

Para encerrar o ciclo que começou no dia 14 de outubro, com um panorama dos elementos históricos e políticos que marcam a luta das trabalhadoras ao longo de décadas de organização da categoria; e que passou, no dia 21 de outubro, pelas experiências das trabalhadoras domésticas para demarcar o atual contexto de crise capitalista e sanitária que tem afetado de maneira cruel e desigual as trabalhadoras; a terceira e última noite vai trazer elementos em torno dos direitos conquistados pela categoria das trabalhadoras domésticas, as tensões produzidas nas esferas sociais e políticas e os bloqueios para uma vivência concreta da cidadania.

Ao longo dos debates do Diálogos Impertinentes, temos visto como poder racista, patriarcal e capitalista que se materializa nas relações e nas práticas do trabalho doméstico remunerado e se expressam como conflitos na esfera pública, mas também na esfera privada e de maneiras objetivas e subjetivas na vidas cotidianas das trabalhadoras domésticas. 

Para dialogar sobre o tema convidamos Luiza Batista, trabalhadora doméstica aposentada, presidenta da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e diretora administrativa do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco. 

Com Luiza estará Rivane Arantes, integrante da coletiva de trabalhadoras do SOS Corpo. A pesquisadora atua junto às trabalhadoras desde 2016, período de agravamento da crise política e que desencadeou na reforma trabalhista que tem flexibilizado direitos conquistados pela categoria.

A terceira noite de Diálogos Impertinentes sobre Trabalho Doméstico – contradições e lutas, vai ao ar nesta quarta-feira, 28 de outubro às 19h. 

Acompanhe em nossos canais:

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aux01PBpCeI

Facebook: https://www.facebook.com/lutafeminista/

Não perca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Chegou o II Tribunal Ético de Justiça e Direitos das Mulheres Andinas Panamazônicas

ter out 27 , 2020
Nesta quarta-feira, 28 de outubro, será realizado o II Tribunal Ético de Justiça e Direitos das Mulheres Pan-Amazônicas e Andinas. Nele serão julgados 03 situações de violações de direitos na Colômbia, Peru e Brasil.