Nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, às 19h, vai ao ar a última transmissão ao vivo do ciclo Diálogos Impertinentes, série de debates do SOS Corpo que neste mês de outubro trouxe para o centro do debate público o Trabalho Doméstico no Brasil. Para o diálogo sobre os Direitos conquistados e as ameaças à cidadania das trabalhadoras domésticas, foram convidadas Luiza Batista e Rivane Arantes.

Para encerrar o ciclo que começou no dia 14 de outubro, com um panorama dos elementos históricos e políticos que marcam a luta das trabalhadoras ao longo de décadas de organização da categoria; e que passou, no dia 21 de outubro, pelas experiências das trabalhadoras domésticas para demarcar o atual contexto de crise capitalista e sanitária que tem afetado de maneira cruel e desigual as trabalhadoras; a terceira e última noite vai trazer elementos em torno dos direitos conquistados pela categoria das trabalhadoras domésticas, as tensões produzidas nas esferas sociais e políticas e os bloqueios para uma vivência concreta da cidadania.
Ao longo dos debates do Diálogos Impertinentes, temos visto como poder racista, patriarcal e capitalista que se materializa nas relações e nas práticas do trabalho doméstico remunerado e se expressam como conflitos na esfera pública, mas também na esfera privada e de maneiras objetivas e subjetivas na vidas cotidianas das trabalhadoras domésticas.
Para dialogar sobre o tema convidamos Luiza Batista, trabalhadora doméstica aposentada, presidenta da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e diretora administrativa do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco.
Com Luiza estará Rivane Arantes, integrante da coletiva de trabalhadoras do SOS Corpo. A pesquisadora atua junto às trabalhadoras desde 2016, período de agravamento da crise política e que desencadeou na reforma trabalhista que tem flexibilizado direitos conquistados pela categoria.
A terceira noite de Diálogos Impertinentes sobre Trabalho Doméstico – contradições e lutas, vai ao ar nesta quarta-feira, 28 de outubro às 19h.
Acompanhe em nossos canais:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aux01PBpCeI
Facebook: https://www.facebook.com/lutafeminista/
Não perca!