Somos um coletivo político-profissional
Sediado no Recife, o SOS CORPO é um projeto coletivo, onde a permanência e a continuidade se fazem através das mulheres que aqui estão ou estiveram, com tempos distintos. Nos organizamos em torno de um projeto político institucional, atualizado a cada 5 anos, que orienta a nossa ação política dentro das mudanças conjunturais.
A decisão de se organizar coletivamente veio a partir do desejo de trabalhar de maneira integral com as atividades político e militante que nosso grupo já fazia nos bairros da capital, na região metropolitana e no interior de Pernambuco. Hoje somos um coletivo formado por 16 mulheres que atuam nas áreas administrativa, financeira e programática, nos organizamos através de um Conselho Diretor, de uma Coordenação Colegiada e as decisões são tomadas de forma coletiva e autogestionária.

Fabiana Alencar
Graduada em Ciências Sociais e Ciências Contábeis, compõe a equipe técnica do SOS Corpo desde 2007 como tecnóloga de gestão. Atua em diversas áreas da gestão administrativa e financeira do Instituto.

Mércia Alves
Assistente Social, educadora e pesquisadora, Doutora em Serviço Social pelo PPGSS É militante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Articulação de Mulheres Brasileiras e Articulación Feminista Marcosur.

Rivane Arantes
Educadora e pesquisadora do SOS Corpo. Graduada em Direito, mestra em Direitos Humanos pela UFPE. É militante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Fórum de Mulheres de Pernambuco/Articulação de Mulheres Brasileiras e integrante do CLADEM.

Analba Brazão
Mestra em Antropologia, é pesquisadora e educadora no SOS Corpo, militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Articulação de Mulheres Brasileiras e Articulación Feminista Marcosur.

Betânia Ávila
Uma das fundadoras do SOS Corpo, militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e Articulação Feminista Marcosul (AFM). É pesquisadora, Doutora em sociologia, autora e coautora de vários livros, entre eles, O Tempo do Trabalho das Empregadas Domésticas.

Carmen Silva
Educadora do SOS Corpo, militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco / Articulação de Mulheres Brasileiras, representa o SOS Corpo na Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. É autora do livro Feminismo popular e lutas antissistêmicas.

Daniela Rodrigues
Assistente Social, Educadora e Pesquisadora do SOS Corpo, Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE. Membra do GEMTSS/UFPE (Grupo de Estudos Mulheres, Trabalho e Seguridade Social) e militante feminista da Rede de Mulheres negras de Pernambuco.

Fran Ribeiro
Formada em Jornalismo, comunicadora popular de atuação. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo PPGNEIM da Universidade Federal da Bahia. É educadora e comunicadora do SOS Corpo.

Lara Buitron
Formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE e em Ciências Sociais pela UFRPE. Comunicadora do SOS Corpo, militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Natália Cordeiro
Educadora do SOS Corpo, militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) e da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Doutora em ciência política pela UFPE.

Talita Rodrigues
Educadora e pesquisadora do SOS Corpo. Graduada em Psicologia, especialista em Saúde da Família e mestra em Saúde Pública. É militante feminista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e atua na Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e…

Áurea Araújo
Integra o corpo de trabalhadoras do Instituto desde o ano 2000, é responsável pela manutenção da sede. Integra comissões de gestão dos espaços de convivência no SOS Corpo e atua também na produção e logística de atividades.

Eleny Xavier
Graduada em pedagogia, com especialização em administração, integra a equipe do SOS Corpo como tecnóloga de gestão nas áreas de administração e finanças e desenvolve ações de assessoria para organizações de mulheres.

Marcela Barbosa
Graduada em Administração, atua na equipe administrativa/financeira do SOS Corpo.

Suely Cavalcanti
Graduada em administração de empresas, atua na equipe administrativa/financeira do SOS Corpo como tesoureira.

Verônica Pedro
Verônica Pedro é integrante do coletivo político-profissional do SOS Corpo. Responsável pela Secretaria, produção e logística de eventos e cursos promovidos pelo Instituto. É militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco/AMB e da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.
1ª Secretária – Mônica Rodrigues Costa
Assistente Social e Educadora Popular, integra a Rede de Educadores Populares do Nordeste e está como Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.
2ª Secretaria – Dulcinéia de Oliveira Xavier
Uma das fundadoras do SOS Corpo, é assistente social e articuladora de projetos voluntários, a exemplo da Horta Comunitária de Casa Amarela, em Recife. É ainda cantora e compositora.
3ª Secretaria – Maria Dolores Fastoso Amaya
Mulher, feminista, educadora, antirracista, anticapitalista, anticapacitista e antilbtfóbica. Integra a coordenação colegiada do Coletivo Mulher Vida e faz sua militância feminista na Articulação de Mulheres Brasileiras, sendo da atual coordenação nacional no movimento.
Presidência – Graciete Gonçalves dos Santos
Socióloga, Educadora e Arte Terapeuta, com mestrado em Extensão Rural, desenvolve sua pesquisa com as mulheres rurais, práticas agroecológicas, justiça socioambiental e busca ao bem-viver. Coordena A Casa da Mulher do Nordeste, organização feminista irmã do SOS Corpo.
Suplência – Maria Verônica Guedes de Amorim
Educadora e comunicadora popular. Integra a equipe do Centro Nordestino de Medicina Popular, é militante feminista do Grupo de Mulheres Jurema, do Fórum de Mulheres de Pernambuco/Araripe e da Articulação de Mulheres Brasileiras.
Vice-Presidência – Vera Regina Paula Baroni
Yabassé do Ilê Obá Aganju Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara. É advogada sanitarista e ativista de Direitos Humanos. É fundadora e coordenadora executiva colegiada da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco e Diretora Executiva do Uilá Mukaji.
Inaldete Pinheiro de Andrade
Norte riograndense, mora em Recife desde 1969. É enfermeira, fundadora do Movimento Negro do Recife e escritora. Publicou seu primeiro livro, “Racismo e Antirracismo na literatura infanto-juvenil” em 1983 e desde então, lançou obras sobre maracatu, capoeira e ancestralidade.
Laura Susana Duque Arrazola
Pergentina de Alcântara Vilarim
Mulher negra, mãe e avó. É educadora popular, militante feminista e militante da luta por direito à cidade. Da Coordenação do Fórum da Agenda 2030, do município de Igarassu
Regine Carole Bandler Nogueira
Francesa em Pernambuco há 45 anos, é assistente social. Sócia-fundadora do SOS Corpo. Coordenadora do grupo feminista de teatro de rua Loucas de Pedra Lilás (1989-2012). Atua no Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna de PE.
