Projeto Político
Contribuir para a construção de uma sociedade democrática e igualitária com justiça socioambiental, visando a emancipação das mulheres.
Os compromissos institucionais do SOS Corpo estão diretamente relacionados com as perspectivas do movimento feminista em suas lutas por mudanças nas relações sociais que produzem e reproduzem a desigualdade de classe, a pobreza e o desapossamento, a divisão sexual do trabalho, o racismo contra a população negra e indígena, o controle sobre o corpo, a reprodução, a sexualidade das mulheres e a repulsão à todas as dissidências da norma sexual e de identidade de gênero (LGBTQIAP+fobia).
Por isso a autodeterminação e a organização política das mulheres são consideradas prioridades incontornáveis para uma transformação social, baseada na promoção de valores libertários e igualitários e na construção de modos de vida sustentáveis e solidários, livres da violência, do consumismo e da mercantilização da vida.
1. Fortalecer os movimentos de mulheres feministas em suas lutas de resistência e por transformação social e os movimentos sociais do campo democrático popular.
2. Contribuir para a conquista e efetivação de direitos das mulheres que levem a superação das desigualdades raciais e socioeconômicas, através da implementação de políticas públicas pelo Estado e das formas autônomas e solidárias de organização social.
3. Impulsionar no debate público as perspectivas feministas críticas e criativas com vistas ao fortalecimento dos processos de democratização da vida social.
4. Assegurar a permanência e a sustentabilidade política e financeira do SOS Corpo, como parte da continuidade do movimento feminista no Brasil.
