Debate público “Água como bem comum: Injustiças socioambientais e as lutas das mulheres”

Com presença de convidadas de diferentes movimentos que atuam no enfrentamento às injustiças socioambientais nos diferentes territórios, o debate é um intercâmbio de experiências na luta em defesa da água como um bem comum. 


Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 18h na sede do SOS Corpo, será realizado o debate público que marca a abertura do Curso Caleidoscópio, que em 2024 tem como tema “Água como bem comum: Injustiças Socioambientais e as lutas das mulheres”

A questão das injustiças ambientais tocam as vidas de todas nós de diferentes formas e são agravadas pelas desigualdades de gênero, raciais e de classe. A forma predatória de desenvolvimento capitalista destrói não apenas a natureza, mas também a possibilidade de nos mantermos vivas, felizes e construindo nossos projetos de futuro. Os impactos socioambientais nas nossas vidas não são algo do amanhã, são injustiças que se constroem no agora, a partir da exploração e do descarte dos nossos corpos e subjetividades.

A partir deste contexto, o SOS Corpo convidou mulheres que atuam em diferentes territórios e constroem suas ações políticas em defesa da natureza, a partir de movimentos e organizações sociais. O debate público terá mediação das educadoras do SOS Corpo Talita Rodrigues e Analba Brazão, entre as debatedoras, estarão presentes Mércia Alves (SOS Corpo), Joana Mousinho, da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP); Nyg Kaiagang, da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA); e Cristiane Faustino, do Instituto Terra Mar. 

É a partir da luta contra as injustiças socioambientais e das experiências de construção de uma sociedade mais justa e equânime nos diferentes territórios em que as mulheres atuam, que acreditamos que somos nós, feministas, que temos imaginado e construído futuros possíveis para toda a humanidade. Diante dessa crença, o Curso Caleidoscópio 2024 busca construir um espaço de intercâmbio de perspectivas teórico-políticas e de aprofundamento conceitual a partir de múltiplos olhares sobre estas questões.

Aguardamos sua presença!

SERVIÇO:

Debate de abertura do Curso Caleidoscópio 2024

Tema: Água como bem comum: Injustiças Socioambientais e as lutas das mulheres

Com: Joana Mousinho (ANP), Nyg Kaiagang (ANMIGA), Cristiane Faustino (Instituto Terra Mar) e Mércia Alves (SOS Corpo)

Hora: 18h

Local: Sede do SOS Corpo – Rua Real da Torre, nº 593, Madalena, Recife. 

Sobre o Caleidoscópio 

O Curso Caleidoscópio é uma atividade pedagógica que integra uma das estratégias de formação política do SOS Corpo, cujo objetivo central é contribuir para fortalecer o movimento feminista no estado de Pernambuco e coletivos com atuação nacional.

O Caleidoscópio 2024 recebe apoios financeiros das agências Pão Para o Mundo, OAK, Open Society e Mujeres Del Sur.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.