Debate público “Água como bem comum: Injustiças socioambientais e as lutas das mulheres”

1

Com presença de convidadas de diferentes movimentos que atuam no enfrentamento às injustiças socioambientais nos diferentes territórios, o debate é um intercâmbio de experiências na luta em defesa da água como um bem comum. 


Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 18h na sede do SOS Corpo, será realizado o debate público que marca a abertura do Curso Caleidoscópio, que em 2024 tem como tema “Água como bem comum: Injustiças Socioambientais e as lutas das mulheres”

A questão das injustiças ambientais tocam as vidas de todas nós de diferentes formas e são agravadas pelas desigualdades de gênero, raciais e de classe. A forma predatória de desenvolvimento capitalista destrói não apenas a natureza, mas também a possibilidade de nos mantermos vivas, felizes e construindo nossos projetos de futuro. Os impactos socioambientais nas nossas vidas não são algo do amanhã, são injustiças que se constroem no agora, a partir da exploração e do descarte dos nossos corpos e subjetividades.

A partir deste contexto, o SOS Corpo convidou mulheres que atuam em diferentes territórios e constroem suas ações políticas em defesa da natureza, a partir de movimentos e organizações sociais. O debate público terá mediação das educadoras do SOS Corpo Talita Rodrigues e Analba Brazão, entre as debatedoras, estarão presentes Mércia Alves (SOS Corpo), Joana Mousinho, da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP); Nyg Kaiagang, da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA); e Cristiane Faustino, do Instituto Terra Mar. 

É a partir da luta contra as injustiças socioambientais e das experiências de construção de uma sociedade mais justa e equânime nos diferentes territórios em que as mulheres atuam, que acreditamos que somos nós, feministas, que temos imaginado e construído futuros possíveis para toda a humanidade. Diante dessa crença, o Curso Caleidoscópio 2024 busca construir um espaço de intercâmbio de perspectivas teórico-políticas e de aprofundamento conceitual a partir de múltiplos olhares sobre estas questões.

Aguardamos sua presença!

SERVIÇO:

Debate de abertura do Curso Caleidoscópio 2024

Tema: Água como bem comum: Injustiças Socioambientais e as lutas das mulheres

Com: Joana Mousinho (ANP), Nyg Kaiagang (ANMIGA), Cristiane Faustino (Instituto Terra Mar) e Mércia Alves (SOS Corpo)

Hora: 18h

Local: Sede do SOS Corpo – Rua Real da Torre, nº 593, Madalena, Recife. 

Sobre o Caleidoscópio 

O Curso Caleidoscópio é uma atividade pedagógica que integra uma das estratégias de formação política do SOS Corpo, cujo objetivo central é contribuir para fortalecer o movimento feminista no estado de Pernambuco e coletivos com atuação nacional.

O Caleidoscópio 2024 recebe apoios financeiros das agências Pão Para o Mundo, OAK, Open Society e Mujeres Del Sur.

One thought on “Debate público “Água como bem comum: Injustiças socioambientais e as lutas das mulheres”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

SOS Corpo participa de painel no 1º Congresso Latinoamericano por Renda Básica Universal Incondicional

ter ago 27 , 2024
A educadora Mércia Alves representou o Instituto no painel especial que discutiu as Experiências da Renda Básica Universal a partir das vozes das mulheres protagonistas na América Latina.