Programa da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político apresenta temas discutidos no Congresso Nacional

Estreou no final do mês de agosto o A Casa é Sua, programa do canal da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no YouTube. Apresentado por Madu Krasny, uma jovem negra e travesti, o programa traz, através de uma narrativa situada e em linguagem simples, assuntos tratados no Congresso Nacional e que dialogam com os temas que envolvem a atuação da Plataforma, como a democratização do poder, da representação política e da participação popular no Estado.

No terceiro episódio, lançado nesta sexta-feira, 06, o programa trata da proposta de aumento do Fundo Partidário, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Também conhecido como Fundão, entrou em votação essa semana no Congresso Nacional através da apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), onde a proposta é de aumentar o Fundo Partidário em 117% a mais em relação ao valor distribuído no período eleitoral de 2018, o que representa um montante de R$ 3,7 bilhões. O programa mostra como, em meio a uma crise econômica sem precedentes, o aumento não contribuirá em nada para a democratização interna dos partidos, muito menos para o aprimoramento do Sistema Político.

Assista o episódio:

Episódio 3 abordou o Fundo Eleitoral.

No primeiro episódio, que estreou no dia 23/08, o programa apresentou um especial sobre a poderosa participação das mulheres na Marcha das Margaridas e no lançamento da Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular no Congresso Nacional:

Episódio 1 do A Casa é Sua

Já o segundo episódio foi sobre a Audiência Pública que discutiu o Voto Distrital Misto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A discussão foi feita em torno dos PL 9212-17 l e 3190/19, para embasar uma futura proposta de reforma política. Entenda o que é o voto distrital misto e quais seus principais problemas, como a tendência de menor participação das minorias:

Episódio 2 do A Casa é Sua

Para continuar acompanhando os temas apresentados pelo programa, acesse e se inscreva no canal da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UClbNzRaj08-ux24P9QluJLA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

En Paraguay preguntan: ¿Dónde están las mujeres?

sáb set 7 , 2019
Paraguay tiene el desafío de mejorar los niveles de representación femenina en las próximas Elecciones Municipales 2020. Durante el periodo 2015 – 2020 fue electo un 10% de mujeres en el cargo de intendentas y 20% en el de concejalas municipales, lo que ubica al país entre los de menor representación femenina en el ámbito municipal en América Latina, según datos del Observatorio de Igualdad de Género de América Latina y el Caribe (CEPAL).