Programa da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político apresenta temas discutidos no Congresso Nacional

A Casa é Sua estreou no final de agosto no canal da Plataforma no Youtube e na sua terceira edição mostra como a proposta de aumento do Fundo Partidário não vai contribuir para o aprimoramento do Sistema Político.

Estreou no final do mês de agosto o A Casa é Sua, programa do canal da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no YouTube. Apresentado por Madu Krasny, uma jovem negra e travesti, o programa traz, através de uma narrativa situada e em linguagem simples, assuntos tratados no Congresso Nacional e que dialogam com os temas que envolvem a atuação da Plataforma, como a democratização do poder, da representação política e da participação popular no Estado.

No terceiro episódio, lançado nesta sexta-feira, 06, o programa trata da proposta de aumento do Fundo Partidário, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Também conhecido como Fundão, entrou em votação essa semana no Congresso Nacional através da apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), onde a proposta é de aumentar o Fundo Partidário em 117% a mais em relação ao valor distribuído no período eleitoral de 2018, o que representa um montante de R$ 3,7 bilhões. O programa mostra como, em meio a uma crise econômica sem precedentes, o aumento não contribuirá em nada para a democratização interna dos partidos, muito menos para o aprimoramento do Sistema Político.

Assista o episódio:

Episódio 3 abordou o Fundo Eleitoral.

No primeiro episódio, que estreou no dia 23/08, o programa apresentou um especial sobre a poderosa participação das mulheres na Marcha das Margaridas e no lançamento da Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular no Congresso Nacional:

Episódio 1 do A Casa é Sua

Já o segundo episódio foi sobre a Audiência Pública que discutiu o Voto Distrital Misto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A discussão foi feita em torno dos PL 9212-17 l e 3190/19, para embasar uma futura proposta de reforma política. Entenda o que é o voto distrital misto e quais seus principais problemas, como a tendência de menor participação das minorias:

Episódio 2 do A Casa é Sua

Para continuar acompanhando os temas apresentados pelo programa, acesse e se inscreva no canal da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UClbNzRaj08-ux24P9QluJLA

As mais lidas do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.