Articulação nacional em prol da campanha pela constituinte da reforma política acontece próximo dia 12 de agosto

Foto: www.pagina13.org

No Recife, movimentos vão às ruas buscar apoio de cidadãos e cidadãs

Por Ludimilla Carvalho

 

A campanha pela Constituinte da reforma política ganha força à medida que se aproxima o mês de setembro, quando ocorrerá o plebiscito popular, interrogando a população sobre a reforma do sistema político ser realizada mediante uma constituinte exclusiva e soberana.

Na próxima terça-feira (12), haverá em todo o país atividades informativas e de mobilização, marcando o Dia Nacional de Luta Pela Constituinte. No Recife, instituições engajadas no processo se concentram a partir das 15h, na frente da Câmara Municipal, e de lá seguem em caminhada levando faixas e distribuindo panfletos. A previsão é de que a passeata termine com uma exibição de filmes, na pracinha do Diário.

Porque uma constituinte para a reforma do sistema político?

De acordo com Eduardo Mara, articulador da Consulta Popular, a questão do sistema político brasileiro é antiga, pois embora o movimento pela Constituinte de 88 tenha alcançado conquistas importantes, os mesmos parlamentares que ocupavam o congresso pela manhã, se reuniam à tarde para formular a constituição, reduzindo em muito as propostas da população. É por isso que o mote da campanha atual é de uma constituinte exclusiva e soberana. “Exclusiva porque vai se reunir somente para discutir a reforma do sistema político, e soberana, porque o que ela decidir vai valer”, afirma ele.

Para Eduardo, essa luta surge num contexto de retomada da atuação dos movimentos populares, que vem se intensificando desde junho de 2013. Para ele é importante levar a mobilização às ruas, porque esse é o espaço para debater se brasileiros e brasileiras querem ou não mudar o sistema político.

Em novembro (2013), quando teve início a campanha pela Constituinte Soberana e exclusiva do Sistema Político cerca de 70 organizações a nível nacional manifestaram apoio à inciativa. Hoje já são mais de 200. Em Pernambuco, cerca de 60 entidades estão engajadas nos debates e desenvolvendo ações, mas ainda segundo Eduardo Mara, a adesão cresceu bastante nos últimos meses por isso é difícil precisar a participação no ato do dia 12/08.

Serviço:
Ato pelo Dia Nacional de Luta Pela Constituinte
Terça-feira, 12/08/14
Concentração em frente a Câmara de Vereadores do Recife
15h

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Movimentos se reúnem no centro do Recife para reforçar campanha da constituinte

ter ago 12 , 2014
Por Ludimilla Carvalho   Na tarde desta terça-­feira (12), sindicalistas, estudantes, professores e organizações da sociedade civil, participaram do Dia […]