Movimentos se reúnem no centro do Recife para reforçar campanha da constituinte

Por Ludimilla Carvalho

 

Na tarde desta terça-­feira (12), sindicalistas, estudantes, professores e organizações da sociedade civil, participaram do Dia Nacional de Luta pela Constituinte. Concentrados na frente da Câmara Municipal, no centro do Recife, distribuíram panfletos aos pedestres, a quem passava de carro ou nos ônibus, e com a ajuda de um carro de som, informavam sobre o que propõe a constituinte.

Em seguida, o movimento saiu em passeata pela avenida Conde da Boa Vista, em direção à pracinha do Diário, onde o ato terminou com uma esquete teatral, que abordou de forma irônica o jogo de interesses, o voto obrigatório, entre outras práticas da política brasileira.

Para Carmen Silva, militante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e educadora do Sos Corpo, a reforma política é crucial para o movimento feminista porque as lutas pelos direitos das mulheres enfrentam resistência no congresso, que tem um perfil conservador. Negros, mulheres, trabalhadores, a comunidade LGBT, não são representados na política, e somente uma mudança radical é capaz de alterar essa realidade. Ela acrescenta que “a população também precisa entender como funciona o sistema político, para exigir mudanças nesse sistema. Como é nossa estrutura legal, a estrutura dos partidos, como se organizam as eleições…”

Curso dos mil ­-  A próxima etapa da campanha pela constituinte em Pernambuco é o Curso dos mil, nos dias 16 e 17/08, no Assentamento Normandia (Caruaru). Segundo informações do Comitê Estadual do Plebiscito pela Constituinte, o objetivo é formar multiplicadores que levem o debate sobre a reforma política para seus bairros e comunidades. Os participantes também vão receber orientações sobre os procedimentos para os dias de votação. O Plebiscito por uma Constituinte Soberana e Exclusiva da Reforma Política será realizado de 01 a 07 de setembro em todo o país.

 

P1060655

 

P1060645

 

P1060610

 

P1060547

 Fotos: Ludimilla Carvalho/SOS Corpo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ativistas selam unidade entre plebiscito constituinte e projeto de lei da mídia

ter ago 12 , 2014
A campanha do Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político aprovou apoio à campanha “Para Expressar a Liberdade”, que […]