Aproxima-se a grande mobilização da Marcha das Margaridas 2015.
Em todo o país acontecem debates e atos públicos nos estados, que divulgam e aprofundam as questões que serão mais uma apresentadas no grande ato público que vai acontecer em Brasília, no dia 12 de agosto, e que é antecedido de um grande encontro no dia anterior.
Este ano, há uma grande expectativa quanto ao número de mulheres presentes. A ideia inicial era chegar a 100 mil participantes, mas há muitas dificuldades de apoio material em alguns estados. Mas ainda é tempo de contribuir com doações!
A Marcha das Margaridas é uma ação das mulheres do campo e da floresta, impulsionada pela Contag, com a mobilização do movimento sindical de trabalhadoras rurais e diversas organizações do movimento de mulheres e feminista.
Realizada desde 2000, a Marcha provoca a reflexão sobre as condições de vida das mulheres no campo e na floresta e é um encontro e ação de rua que pressiona os governos por ampliação de políticas públicas e posiciona as mulheres como sujeito político na luta por direitos.
No Brasil, é a mobilização de maior alcance. E provavelmente também na América Latina. Como um processo político amplo, mobiliza desde a sua concepção e no período preparatório um grande número de organizações parceiras.
Entre essas organizações estão várias redes e articulações do movimento de mulheres e outros movimentos sociais. “As parceiras que compõem a coordenação ampliada da Marcha das Margaridas são grupos comprometidos com uma visão feminista da transformação social”, e entre as organizações está a Articulação de Mulheres Brasileiras. Além das redes dos movimentos sociais, diversas organizações do movimento de mulheres apoiam a Marcha, como o SOS Corpo, o MMTR/NE e outras.
Acesse mais informações sobre a Marcha das Margaridas clicando nos links abaixo:
Inscrições e programação da Marcha
Página do Observatório/Transformatório das Margaridas no facebook
Íntegra do Caderno de Textos
Agenda da Contag com ações de mobilização e reuniões preparatórias à Marcha
Marcha das Margaridas no site do SOS Corpo