SOS Corpo no 13º Seminário Internacional Fazendo Gênero

Confira como vai ser a participação do SOS Corpo no 13º Seminário Internacional Fazendo Gênero, que começa no dia 29 de julho na Universidade Federal de Santa Catarina e que terá também programação on-line.

Entre os dias 29 de julho a 02 de agosto deste ano, acontece a 13ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia participa de atividades presenciais e online na programação. 

Realizado pelo Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina, o Fazendo Gênero 13 vai reunir pesquisadoras, ativistas e artistas em atividades que vão acontecer de forma presencial no Campus da UFSC e também em formato on-line.

Com título “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”, a proposta do Seminário é proporcionar a aproximação entre a academia e as experiências situadas, a partir de espaços interdisciplinares de diálogo e possibilidades de formação de redes transnacionais, tendo as questões feministas, o gênero e as sexualidades como centro das pesquisas e discussões apresentadas pelas pessoas participantes. 

O SOS Corpo no Fazendo Gênero 13

O SOS Corpo estará mais uma vez no Fazendo o Gênero. No dia 29 de julho, no Simpósio Temático 013 Desafiando silêncios: escrevendo a história com arquivos pessoais, estaremos através da socióloga e educadora Carmen Silva, apresentando o trabalho intitulado “Lenira Carvalho, pensamento vivo e em movimento“, em parceria com a pesquisadora Sophia Branco (UFPE). No trabalho, as pesquisadoras irão refletir a partir do livro “A luta que me fez crescer” e do filme “Digo às companheiras que aqui estão”, o legado do pensamento e da ação política de Lenira para a luta das trabalhadoras domésticas no Brasil. Este Simpósio acontecerá de maneira on-line e poderá ser acessado através da Área de Participação no site do evento: https://www.fg2024.eventos.dype.com.br/home/login

Nos dias 30 de julho e 01 de agosto, das 14h às 17h, estaremos coordenando o Simpósio Temático 103 “Qual futuro para qual território? Debates e desafios do ativismo feminista dentro das cidades na região sul latino-americana”. Mércia Alves, pesquisadora e educadora do Instituto, Doutora em Serviço Social coordena o Simpósio em ação consorciada com Paola Blanes – CISCSA (ARG), Verônica Ferreira – UFRN (BRA) e Luciana Almada – UNC/RRTT (ARG). As apresentações acontecem na CSE 114, no Campus da UFSC, que fica no bairro Trindade, na capital catarinense. Neste mesmo Simpósio, a pesquisadora do SOS Corpo vai apresentar o trabalho Mulheres e direito à cidade: desigualdades de gênero e racial na mobilidade urbana, artigo que traz a reflexão da autora a partir das experiências das mulheres negras nos seus trajetos de ir e vir na cidade e as desigualdades no uso do transporte público.

No dia 1 de agosto, das 12h às 14h acontece o lançamento do livro Mulheres e cidades: injustiças territoriais, sexismo e racismo na mobilidade urbana, de Mércia Alves, na Tenda dos Movimentos Sociais, com a presença da autora. No dia 2 de agosto, no mesmo local e horário, será a vez do lançamento da publicação Trabalhadoras domésticas: conflitos na luta por direitos no Brasil, de autoria de Rivane Arantes, pesquisadora e educadora do SOS Corpo e que também estará presencialmente na atividade. Ambas as publicações são os mais recentes lançamentos das Edições SOSCorpo e serão lançados no Saguão do Centro de Eventos. 

Banca de Livros Edições SOSCorpo

Além dos livros acima citados, na banca de livros do SOS Corpo que estará montada durante todo o evento na Tenda dos Movimentos Sociais, as pessoas participantes do Fazendo Gênero 13 encontrarão outras publicações das Edições SOSCorpo. 

Estarão disponíveis os livros Gestar, Parir, Morrer: Mulheres Negras, Morte Materna e o Racismo na Saúde, da pesquisadora Talita Rodrigues (https://abrir.link/FeiOZ); Violência Contra as Mulheres: (Re)produção de desigualdades nas políticas públicas, da pesquisadora Natália Cordeiro (https://abrir.link/mAvfR); A luta que me fez crescer e outras reflexões, de Lenira Carvalho (https://abrir.link/axOYj); Caminhos Para Pensar o Brasil com Lenira Carvalho (https://abrir.link/otEHZ);  Abre Caminhos – Ventos que sopram dos Diálogos Interculturais Feministas (https://abrir.link/vKVQI); e Teorias em Movimento: Reflexões Feministas na Articulação Feminista Marcosul (https://abrir.link/yhOiv). 

Na Banca também estará disponível o panfleto Direitos e Proteção Social numa Perspectiva Feminista: cenários adversos na crescente informalidade (https://soscorpo.org/?p=19712). 

Lançamento da Campanha Feminismo Território de Vida

Na quinta-feira, 01 de agosto, a partir das 15h na Tenda Mundo das Mulheres acontece o lançamento da campanha Feminismo Território de Vida. A campanha é uma iniciativa binacional entre o SOS Corpo (Brasil) e o Centro de Documentação e Estudos – CDE (Paraguai). 

Feminismo Território de vida é um convite à partilha, tendo o feminismo como território material e simbólico das mulheres, espaço de ação coletiva para ser o que somos e o que queremos ser. A campanha foi lançada oficialmente em maio de 2023, em Natal e desta vez chega a Florianópolis, no Fazendo Gênero. O SOS Corpo fará uma roda de diálogo para aprofundar questões em torno da campanha, que a partir do compartilhamento de valores e prazeres em sermos feministas, aliados à solidariedade e articulação às lutas sociais por igualdade e dignidade de todas as pessoas, objetiva a construção de futuros feministas.  

Assista aqui o vídeo da campanha:

SOS Corpo indica: Mesa Redonda Feminismo Materialista

Dentro da programação de Mesas Redondas na programação oficial do Fazendo Gênero 13, o SOS Corpo indica a que vai acontecer na manhã do dia 31 de julho, no Auditório da CCJ, das 9h às 12h. Com o tema Feminismos materialistas contra o fim do mundo, a Mesa Redonda vai reunir as debatedoras debatedoras Verônica Ferreira (UFRN), Jules Falquet (LLCP), Adriana Alves da Silva (Movimento de Mulheres Olga Benário) e Suane Felippe Soares (UFRJ) e terá a mediação de Bárbara Araújo Machado (UERJ). 

As Mesas Redondas e as Conferências serão transmitidas através do Canal do YouTube do IEG:
https://www.youtube.com/c/InstitutodeEstudosdeG%C3%AAneroUFSC

Confira a programação completa das atividades on-line e as presenciais do 13º Fazendo Gênero no site oficial: https://www.fg2024.eventos.dype.com.br/site/capa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Noite das Entendidas! Para marcar o mês da Visibilidade Lésbica a Ação Cultural Feminista do SOS Corpo homenageia Josenita Duda. 

sáb ago 10 , 2024
Noite das Entendidas celebra o mês da visbilidade lésbica e homenageará Josenita Duda, nossa saudosa companheira, que foi fundamental para […]