Realizada da sede do SOS Corpo no dia 04 de julho, a Ação Cultural recebeu o espetáculo ‘Clamor Negro’, de Odailta Alves e foi uma parceria entre o SOS Corpo e a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco dentro da programação oficial do Julho das Pretas de 2024
| Texto de Fran Ribeiro | Fotos: Lara Buitron|
A noite da última quinta-feira, 04 de julho, foi inesquecível para o SOS Corpo. A casa estava cheia, mulheres, homens e crianças circularam pela sede do Instituto para prestigiar a abertura da 12ª Edição do Julho das Pretas, ação da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco (RMNPE).
A parceria firmada entre a RMNPE com o SOS Corpo promoveu na Ação Cultural Feminista a abertura dos trabalhos com a espetáculo Clamor Negro, monólogo inspirado na obra homônima da poeta e atriz, Odailta Alves. Com atuação da própria Odailta Alves, músicas ao vivo de Isaar, performance de dança de Mirtes Alexandrina e direção de Agrinez Melo, Clamor Negro é uma peça teatral que levanta questões sobre as diferentes formas de racismo e opressão que as mulheres negras vivem em seus cotidianos desde a diáspora, evidenciando a luta constante de combate ao racismo nos diferentes espaços sociais, impactando espectadores através de versos e performances fortes e uma poesia aguçada e sensível.
A Ação cultural foi aberta com falas de Myrella Santana, da coordenação da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Analba Brazão, educadora do SOS Corpo e uma das responsáveis pela realização da Ação Cultural Feminista e militante da RMNPE.
Sobre a 12ª Edição do Julho das Pretas
Em 2024 o Julho das Pretas completa 12 anos com o tema “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”. O tema aponta, segundo as organizadoras, para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, prevista para acontecer em novembro de 2025 em Brasília (DF). O Julho das Pretas é uma ação nacional, organizada pela Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e Rede de Mulheres Negras do Nordeste.
Em Pernambuco, as ações do Julho das Pretas são coordenadas pela Rede de Mulheres Negras, que tem uma agenda marcada por ações culturais, debates políticos e autoorganização das mulheres negras, visando a realização da Marcha das Mulheres Negras, quando o movimento pretende levar para a capital do país cerca de 1 milhão de mulheres negras.
Confira abaixo a programação da 12ª Edição do Julho das Pretas em Pernambuco: