Campanha Pela Vida das Mulheres

Assine agora a campanha, em parceria com a Meu Recife, para pressionar Raquel Lyra a agir contra o feminicídio no estado de Pernambuco

Em Pernambuco, dia 05 de Abril é o dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data foi escolhida em razão do feminicídio de Mirella Sena, morte que causou transformações no olhar da sociedade civil e do poder público a respeito de crimes ligados a questões de gênero. Sete anos depois, pouca coisa mudou: Pernambuco é o estado do Nordeste que mais mata mulheres.

Pernambuco é o estado do nordeste que mais mata mulheres. É dever do governo e sociedade combater a violência e garantir vida digna a todas as mulheres pernambucanas. Apenas compreender que mulheres morrem apenas por serem mulheres não é o suficiente.

Não se combate o problema sem conhecer o problema. Não há políticas públicas de qualidade sem dados. Nem como enfrentar e prevenir um problema sem compreender os fatores e as causas e usar as lentes da interseccionalidade.*

Desde 2021, aguardamos a regulamentação da lei que criou o Programa de Registro de Feminicídio, que exige o recolhimento de dados como pertencimento étnico-racial, situação de moradia, ocupação e renda das vítimas de feminicídio. O Programa promove um alcance mais justo das ações do estado. Com essas informações será possível uma elaboração e revisão de políticas públicas sobre enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres de forma mais eficiente e eficaz.

É papel do executivo regulamentar a lei 17.394/21. Logo, está nas mãos de Raquel Lyra dizer sim para a implantação do Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco. É hora da primeira mulher a ocupar o cargo de governadora no estado mostrar a que veio.

Queremos saber: o que falta para a primeira governadora mulher de Pernambuco regulamentar o Programa e garantir vida digna as mulheres daqui? Já que não houve vontade política até agora, a nossa mobilização popular precisa ser forte.

Está nas mãos de Raquel Lyra dizer sim para a implantação do Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco. É hora da primeira mulher a ocupar o cargo de governadora no estado mostrar a que veio e dar a canetada que falta. ✍️

Agora só falta uma coisa: a nossa mobilização popular!

Acesse: bit.ly/PelaVidaDasMulheresPE, assine a petição e junte-se a nós nesta corrente pelo direito de viver dignamente e sem violência.

*Leia nossa Leitura Crítica Confrontando os paradigmas das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres de Natália Cordeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

[INSCRIÇÕES ABERTAS] Fontes e Veredas - Fazer Política, Fazer Direitos

sex abr 5 , 2024
Estão abertas as inscrições para o curso Fontes e Veredas sobre participação política das mulheres. O primeiro curso dessa modalidade oferecido pelo Instituto em 2024 tem como título Fazer Política, Fazer Direitos e será coordenado pela educadora do SOS Corpo, Carmen Silva.