Ao longo dos últimos anos não vivemos um contexto fácil, mas nossa força e coragem derrotou o projeto fascista de morte e violência que vinha sendo construído no Brasil. Agora respiramos ares de esperança, com a energia de renovação, apesar das forças políticas conservadoras e fundamentalistas ainda trazerem graves ameaças aos direitos das mulheres, populações negras, trabalhadores e trabalhadoras, população LGBTQIAP+ e outros grupos que não estão no centro do poder. Mas, seguimos atentas e fortes. E foi no sentido de acumular forças que o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia construiu um processo formativo entre maio e agosto de 2023, para companheiras de movimentos feministas e feministas de outros movimentos sociais do estado de Pernambuco, com foco no fortalecimento político da auto-organização das mulheres.
Ao longo do processo, analisamos as condições de vida das mulheres no estado, ampliando o olhar para, a partir da nossa realidade, pensar as estruturas racista, capitalista e patriarcal que moldam a sociedade e as formas que nos organizamos para enfrentá-las. Discutimos também sobre o feminismo como movimento social, as nossas estratégias de luta e as questões urgentes do nosso movimento nos dias atuais, como a identidade, o sujeito do feminismo, o projeto político e os futuros possíveis para nós a médio e longo prazo.
Esse debate transbordou para todas as regiões do estado e realizamos cinco encontros feministas regionais que envolveram mulheres de vários cantos do estado de Pernambuco para debater sobre as condições de vida das mulheres e a importância da auto-organização para enfrentar os problemas vividos. O encontro dos sertões Central e Pajeú, aconteceu na comunidade quilombola Conceição das Crioulas e envolveu 87 mulheres dos municípios de Floresta, Salgueiro, Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Tacaratu, Jatobá e Mirandiba. Já o encontro do Sertão do Araripe aconteceu em Ouricuri e contou com a participação de 102 mulheres dos municípios de Ipubi, Lagoa Grande, Exu, Granito, Ouricuri, Serra da Estância, Aroeira, Bodocó, Santa Filomena, Araripina, Granito. No Agreste, o encontro regional aconteceu em Caruaru com 75 mulheres dos municípios de Belo Jardim, Caruaru, Passira, Garanhuns, Limoeiro, Orobó, Palmares, Sanharó, Bom Jardim, Angelim, Cachoeirinha, Vertente do Lério e Gravatá. Na zona da mata, o encontro aconteceu em São José da Coroa Grande com 186 mulheres dos municípios de Joaquim Nabuco, Palmares, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Água Preta, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Gameleira, Goiana, Barra do Sirinhaém e Abreu e Lima. E na região metropolitana o encontro aconteceu na cidade de Paulista com 153 mulheres dos municípios de Recife, Olinda e Igarassu.
O processo fortaleceu nossa crítica sobre a situação das mulheres no estado, atualizou a análise da conjuntura política em torno dos direitos e fortaleceu a ação conjunta nas lutas feministas, mostrando a força e a potência do feminismo popular em Pernambuco. É preciso seguir fortalecidas em nosso projeto político feminista para transformar o mundo, agindo no agora e imaginando os futuros feministas que estamos construindo.
Encontro Feminista no Sertão Central Pajeú
Encontro feminista em Conceição das Crioulas reúne 87 mulheres de 9 municipios do Sertão Central e Sertão do Pajeú, em Permanbuco, e discute problemas e alternativas populares.
Encontro Feminista no Sertão do Araripe
102 mulheres de 11 municípios do Sertão do Araripe, em Pernambuco, reunem-se em Ouricuri e discutem os desafios do movimento feminista na região
Encontro Feminista no Agreste
Caruaru, no Agreste pernambucano, recebeu 75 mulheres de 13 municipios no encontro regional feminista que discutiu a situação de vida e trabalho e construiu ideias para lutas comuns na região.
Encontro Feminista na Zona da Mata
Na zona da mata pernambucana, 186 mulheres de 13 municipios reuniram no Encontro Feminista, discutiram os problemas da região e as formas de luta e organização.
Encontro Feminista na Região Metropolitana do Recife
Juntando 153 mulheres de 3 municípios da região metropolitana do Recife, o encontro feminista marcou presença com artivismo e muitos debates sobre as condições de vida na região.