O SOS Corpo, Instituto Feminista para a Democracia, promoveu na última quarta-feira, dia 17 de maio, no centro do Recife, o debate público “Conjuntura latino-americana e desafios feministas da democracia hoje”.
O debate lotou, tava apertado, porém aconchegante e inspirador. Uma energia muito boa de construção política coletiva, com disposição de articulação para enfrentamento e embates necessários. O objetivo era dar um pano de fundo para a discussão sobre participação social, partindo de uma análise de conjuntura do Brasil e da América Latina, considerando as diferenças de sistemas políticos, e o crescimento da extrema direita e as resistências impulsionadas pelos movimentos sociais.
Ao mesmo tempo que os elementos da conjuntura colocados pelas palestrantes se mostraram desafiadores a nível global, elas expuseram a potência do feminismo e o medo que os inimigos tem de nós! Foi um momento de troca profundo, porque foi possível se reconhecer na luta umas das outras e na força das águas que nos ligam.