Conheça o plano anual de formação feminista do SOS Corpo

Em 2023, acreditamos que a força do feminismo deve se expressar a partir da sua vocação para radicalização. É necessário questionar as estruturas que fazem o racismo, o capitalismo e o patriarcado se reproduzirem no tempo, sempre em novos formatos.

Para ir além da comemoração vitória política eleitoral de frente ampla, a qual devemos lembrar que foi conquistada num período de crises catastróficas perpetradas por sistema hegemônico global que ultrapassa o poder das nações. Conseguiremos regular o capitalismo com leis institucionais sacadas a fórceps, numa manobra de violência obstétrica, de um Congresso em que somos minoria? Não!

Nossa força é a nossa capacidade de radicalização, de ir na raiz do problema e propor mudar as estruturas de tudo que é público e privados.

Sabemos que a promessa de 4 anos de um governo de “esquerda” é pouco tempo de respiro, diante de 4 anos de destruição fascista em nosso território. É tempo de reconstrução das bases que nos fundaram, tempo de questionar ainda algumas que insistem, que nós mesmo reproduzimos.

Por isso e nessa intenção, apresentamos o programa público de formação feminista do SOS Corpo para este ano de 2023. Ao longo dos anos temos realizado atividades pedagógicas cravadas no objetivo de fortalecer o movimento feminista e, por isso, apostamos no diálogo com mulheres engajadas em coletivos com atuação política. Usamos como princípio metodológico a educação popular e o feminismo, construindo, a partir das nossas experiências, um saber comum sobre a pedagogia feminista.

Nossa casa está de portas abertas ao longo do ano abrigando, este ano, os cursos “FONTES E VEREDAS”, um tipo de atividade de difusão das ideias e pensamentos que estão sendo trocados entre nós, a aprtir dos acúmulos de cada trabalhadora do SOS Corpo. Mas também vamos à outros espaços, maiores, para poder trocar entre mais de nós, como é o caso do curso mais próximo na nossa agenda o “ESPIRAL FEMINISTA”, e também do “CALEIDOSCÓPIO”.

ESPIRAL FEMINISTA

O conhecimento feminista é uma construção coletiva permanente. Uma articulação entre o que refletimos juntas, nossa ação prática pra mudar o mundo e o que já foi elaborado por outras que vieram antes de nós – num movimento de espiral ascendente que nunca volta para o mesmo lugar, mas cheia de linhas que se confrontam e se renovam a cada instante. Espiral Feminista é um curso de formação feminista nacional, de caráter teórico-político, voltado para 80 mulheres engajadas nos movimentos. O SOS Corpo viabilizará a hospedagem solidária e as participantes de outras cidades deverão garantir os seus deslocamentos.

[17 a 20 de maio] Feminismo, Poder e Participação

O curso Espiral Feminista do SOS Corpo em 2023 terá o tema Feminismo, Poder e Participação Política. Ele reunirá militantes de movimentos feministas e outros movimentos sociais para refletir sobre os dilemas da participação social na experiência brasileira, considerando tanto a participação autônoma como institucional. Traremos reflexões sobre o sistema político, incluindo instrumentos de democracia representativa e direta; comunicação e judiciário; a história recente da participação tendo como marco a Constituinte; os processos institucionais de participação lidos a partir da crítica feministas; o debate sobre movimentos sociais e a incidência em políticas públicas para conquista de direitos. É uma oportunidade para problematizar o direito à participação em nosso país, intercambiar experiências e concepções de distintos movimentos sociais e debater os desafios da nova conjuntura que se abriu com o advento do governo Lula para nós que construímos as lutas populares.

Acontecerá de 17 a 20 de maio, em tempo integral, no Recife, local a confirmar
EDUCADORAS RESPONSÁVEIS: Betânia Ávila, Carmen Silva, Rivane Arantes

FONTES E VEREDAS

São espaços pedagógicos de partilha das elaborações do SOS Corpo sobre questões feministas que nos instigam à produção de conhecimento. São atividades de formação de 12 horas de duração, aproximadamente, para entre 20 e 35 mulheres, no máximo, realizadas na sede do SOS ou em alguma instituição parceira. Nossa proposta é contribuir com a formação teórico-política feminista das mulheres dos diversos movimentos.

[14 e 15 junho] Violência contra as mulheres: estamos enfrentando?  

EDUCADORA RESPONSÁVEL: Natália Cordeiro
DATAS: 14 e 15 de junho, das 18h às 21h
LOCAL: Recife, SOS Corpo

[30 e 31 de agosto] Mulheres e Cidades

EDUCADORA RESPONSÁVEL: Mércia Alves
DATAS: 30 e 31 de agosto, das 18h às 21h
LOCAL: Recife, SOS Corpo

[12 e 13 de setembro] Feminismo e a luta por justiça reprodutiva no Brasil

EDUCADORA RESPONSÁVEL: Talita Rodrigues
Data: 12 e 13 de setembro, 18h às 21h
LOCAL: Recife, SOS Corpo

CALEIDOSCÓPIO

É um encontro de formação com um tema específico, mas com a metodologia baseada em intercâmbio de saberes entre mulheres, coletivos e movimentos feministas de Pernambuco em diálogo com uma convidada militante feminista de outro país latino-americano. O curso tem duração média de 16 horas, contando com uma atividade pública de abertura, curso imersivo de dois dias e uma tarde de ocupação da sede do SOS Corpo.

[19 a 21 outubro] Por que fazer Comunicação Popular Feminista?

EDUCADORAS RESPONSÁVEIS: Déborah Guaraná e Fran Ribeiro
Em tempo integral, no Recife

Como participar?

Não cobramos inscrição para nenhum dos nossos cursos e temos vagas bastante limitadas, portanto, abrimos, junto com divulgação do plano, um formulário de interesse de participação. A seleção é realizada não por trajetória pessoal, mas por movimento e/ou coletivo, e informamos a seleção a partir de convites às pessoas dos coletivos selecionados.


.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Março de lutas: "Querem criminalizar nossa existência!"

qua mar 29 , 2023
Hoje apresentamos a entrevista com Maria Daniela, articuladora política filiada à Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco/AMOTRANS e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionista/RENFA.