Os atos terroristas ocorridos neste domingo (8/1) em Brasília são contra as instituições da República, mas especialmente, contra a vontade soberana do povo brasileiro. São um atentado contra a democracia e não podem ficar impunes. Exigimos a mais completa e urgente apuração, punição dos responsáveis pelas ações de depredação e também dos financiadores destas ações, assim como a responsabilização das forças policiais do Estado que não se preveniram e não atuaram depois dessas ações. É urgente a desmobilização de todos os acampamentos golpistas nas proximidades dos quartéis e o bloqueio de redes sociais da extrema direita.
O governo brasileiro, recém empossado, não pode titubear frente a estes desmandos e deve impor o exercício da lei, em defesa da democracia e da soberania nacional. Foi uma tentativa de golpe de Estado, embora sem nenhuma condições de sucesso. Esta é a ruína destes grupos: demonstrações de selvageria perversa sem possibilidade de golpe com tomada de poder.
O povo brasileiro deve responder à altura nas ruas. Nós, do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, conclamamos toda a sociedade brasileira a se manifestar pela garantia dos direitos constitucionais e em defesa da democracia. Estaremos nas ruas, com os movimentos sociais, resistindo à extrema direita.
Fascistas, não passarão!!!