X FOSPA chega à Belém (PA) com presença feminista na Casa da Resistência das Mulheres

Povos dos nove territórios da Pan-Amazônia estarão reunidos a partir desta quinta-feira, 28 de julho, em Belém, capital do Pará, para o X Fórum Social Pan-Amazônico. Com uma programação que se encerra no dia 31 de julho, as atividades autogestionadas entre painéis, Tribunais e oficinas acontecerão no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), com transmissão ao vivo pelas plataformas oficiais do @fospaoficial. 

Na sua décima edição, o FOSPA retorna ao norte do país para discutir o cenário de uma Amazônia em guerra. De um lado a resistência dos movimentos sociais, dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. Do outro o avanço cada vez mais predatório e violento de megaempreendimentos, da indústria extrativista e do garimpo ilegal apoiados por projetos políticos de morte, que impactam o cotidiano de inúmeras comunidades que habitam as florestas, a beira dos rios, o campo e as cidades do território amazônico no Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Nestes 20 anos desde a realização da primeira edição, a presença das mulheres na construção do Fórum Social Pan-Amazônico é intensa e crucial. São as mulheres as principais impactadas pelas injustiças socioambientais nestes territórios, bem como têm seus corpos, seus principais territórios, violados pela violência patriarcal, racista, capitalista e colonial. São líderes em suas comunidades, e consequentemente, ameaçadas por fazer a luta, a resistência contra as violações e as denúncias contra os megaempreendimentos. 

Os desafios que marcam a edição deste ano do FOSPA são imensos e o encontro permitirá a unificação das pautas em defesa do bem comum, num contexto de genocídio de populações originárias, de destruição da floresta e do esgotamento de recursos naturais. A importância da preservação da Amazônia num contexto de mudanças climáticas severas e que tem impactado de maneiras drásticas diferentes lugares do mundo também serão pautas das discussões. 

As mulheres amazônidas das florestas, campo e cidades organizaram em parceria com organizações e movimentos feministas a realização da Casa da Resistência das Mulheres, que integra a programação das Casas dos Saberes e dos Sentires. Com cinco painéis de debates sobre temas que atravessam a pluralidade das mulheres em seus cotidianos, a Casa da Resistência das Mulheres é um espaço permanente durante o FOSPA de trocas e discussões sobre outros modos de viver e sentir o mundo. As atividades vão acontecer nos dias 29, 30 e 31 de julho no Auditório Setorial Básico I e recebem o apoio na construção do SOS Corpo e da Articulação de Mulheres Brasileiras, entre outras organizações e movimentos.  Confira a programação abaixo:

A metodologia do Encontro conta ainda com a Casa dos Grandes Eventos, onde vão acontecer as atividades de mobilização global. Elas estarão concentradas no Auditório Benedito Nunes, o maior da UFPA, onde acontecerão, por exemplo, os atos em homenagem aos defensores e defensoras dos direitos dos povos indígenas e dos direitos humanos que tombaram diante da ganância extrativista. Lá vão acontecer também os Tribunais de Justiça e de Defesa, entre eles, o Tribunal de Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Pan Amazônicas e Andinas, com depoimentos de movimentos e mulheres do Brasil, Equador, Colômbia e Peru, marcado para acontecer no dia 30 de julho, a partir das 13h30. 

Acompanhe nossas redes sociais e da @ambfeminista para mais informações durante o X Fospa Belém! 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sistema político, sub-representação e garantias democráticas

qua jul 27 , 2022
No segundo artigo de Carmen Silva* para a Marco Zero Conteúdo, a educadora do SOS Corpo traça um panorama do isolamento político de Bolsonaro com a reação dos movimentos sociais, presidência do Senado, tribunais superiores, associações profissionais da PF e da ABIN; e até de setores das Forças Armadas e do empresariado às ameaças golpistas do atual presidente. Contudo, o quadro ainda é de insegurança democrática e em sua análise a socióloga não descarta manobras no Congresso para adiar as eleições, embora reconheça que não há no momento sustentação política para esse movimento.