Acampamento Terra Livre anuncia a retomada do Brasil pelos territórios e na política

O 18º ano do Acampamento Terra Livre reúne, desde o último dia 04 de abril, 8 mil indígenas de 200 dos 305 povos indígenas do país, mobilizados para ocupar a política.

Começou no dia 04 de abril em Brasília o Acampamento Terra Livre 2022 – #ATL2022 – que tem como tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e aldear a política”. O objetivo dos debates e mobilizações deste ano estão centrados na luta pela demarcação das terras e na organização para que os povos indígenas ocupem espaços na política brasileira em todas as esferas.

De acordo com Sônia Guajajara, pré-candidata a uma vaga na Câmara Federal e da Coordenação Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), durante entrevista coletiva realizada na abertura, estas são as bandeiras prioritárias do #ATL2022. Lideranças indígenas, em especial as mulheres indígenas, tem projetado a participação política de maneira intensa, com o maior número possível de candidaturas ao pleito deste ano.

“Se é no Congresso Nacional, no Executivo que estão decidindo sobre nossas vidas, é lá que temos de estar”, destacou a liderança. Sônia disse ainda que a Apib vai estimular a formação de candidaturas para a conquista de uma bancada indígena. “Vamos destituir a bancada ruralista no Congresso Nacional. Queremos representantes indígenas na política para fazer coro a Joênia [Wapichana, deputada federal]”.

Foto: Reproduzido do twitter da @MidiaNinja

O enfrentamento a medidas anti-indígenas que tramitam nos três poderes da União tem sido tema de debate das plenárias, especialmente diante de Projetos de Leis como o PL 191, que autoriza a mineração em Terras Indígenas e que está em tramitação no Congresso Nacional, além do PL 2633, o PL da Grilagem, que já foi votado na Câmara dos Deputados e agora será apreciado no Senado.

Estão programadas também durante o Acampamento a realização de marchas, encontros com parlamentares e embaixadores de vários países. O objetivo dessas ações são expor os impactos ambientais do garimpo, do desmatamento e das monoculturas responsáveis pelos cenários de devastação das terras no Brasil.

Na quarta-feira, dia 06 de abril, cerca de seis mil indígenas de 176 povos ocuparam as ruas da capital federal e a Esplanada dos Ministérios em ato que exigiu a demarcação de territórios indígenas. #Demarcaçãojá!

Para mais informações sobre a programação e sobre o histórico dos 18 anos de ATL, acesse: apiboficial.org.

*Com informações da Mídia Ninja.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

DIREITO AO ABORTO COMO QUESTÃO DEMOCRÁTICA

sex abr 8 , 2022
Garantir o direito universal ao aborto para todas as mulheres é uma radical proposição de avanço democrático por legitimar o direito ao aborto, na forma da lei, como possibilidade de escolha soberana das próprias mulheres.