CARTA DE APOIO: Por um Centro Cultural na comunidade do Bode!

Nós do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, vimos por meio desta carta afirmar o nosso apoio à ocupação do Centro Social Urbano, localizado no bairro do Pina, na zona sul da capital pernambucana, por coletivos e movimentos sociais que reivindicam uma função social e cultural daquele espaço público como direito à cidade em sua ampla expressão de vivências socioculturais. Ocupado desde o dia 30 de janeiro de 2022, o antigo prédio do CSU tem ganhado vida, ação, luta e sonhos, depois de quase duas décadas de abandono pelo Estado. A ocupação se deu mediante a ameaça de privatização deste bem público-comunitário.

A partir de uma mobilização coletiva, o espaço está sendo organizado, limpo e tem recebido cores, movimentos, oficinas, apresentações artístico-culturais em resistência à especulação imobiliária. Isso porque a área do CSU – cerca de 2 mil m² – foi cedida através de dação de pagamento pelo Governo do Estado, uma transação imobiliária que beneficia um empreendimento empresarial e residencial, o que evidencia ainda mais a política de gentrificação e desterritorialização da população pobre da cidade por parte dos governos do PSB.

O CSU que serviu a moradoras e moradores do bairro do Pina e arredores durante décadas, oferecendo gratuitamente atividades culturais e educacionais, era um espaço que possibilitava a integração social, dando alternativas de lazer e de sociabilidade à população e que foi integralmente paralisado, sem justificativas, pelo Governo. É importante destacar nesse processo como o abandono do CSU e sua mercantilização influencia na criminalização da comunidade do Bode.

O abandono dos aparelhos públicos faz parte de uma política de gestão dos recursos que beneficia apenas a parte da população já abastada, que pode pagar para ter acesso à educação, à cultura e ao lazer e se apropria de um bem público elitizando o acesso. Ocupar o CSU do Pina é uma crítica a esta lógica de mercantilização da cidade, dos bairros e comunidades que são constantemente ameaçadas de expulsão no entorno das chamadas áreas de investimentos de grandes centros comerciais, shoppings e residenciais de luxo.

A luta da comunidade do Bode, das organizações e movimentos sociais denuncia a falta de diálogo da gestão pública e o apoio a um projeto político que privatiza a cidade acentuando as desigualdades socioterritoriais. A ocupação do espaço que marca na memória de gerações a vivência integrativa na comunidade é uma forma de reivindicar a reapropriação do CSU que seja a serviço da população.

Enaltecemos, portanto, a força da mobilização e a luta dos coletivos e movimentos que estão à frente da construção do Centro Cultural do Bode!

Em defesa do direito à cidade e do acesso aos espaços públicos!

Recife, 16 de fevereiro de 2022.

>>> A Ocupação do CSU no Bode precisa de doações! Acesse @ocupacsubode no instagram e saiba como somar à luta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Organizações promovem lançamento de relatório que expõe casos de violações dos direitos humanos na pandemia

seg fev 21 , 2022
Evento pretende fortalecer a atuação conjunta em direitos humanos e dar visibilidade  ao documento que especifica as violações e apresenta recomendações aos órgãos e instituições locais, nacionais e internacionais, relativos a cada caso apresentado.