Estudo do Observatório DH Covid-19 mostra ações de solidariedade lideradas por mulheres durante a pandemia

Organizações que integram o GT Solidariedade e Cuidado do Observatório Direitos Humanos Crise Covid-19, lançaram em dezembro de 2021 o estudo “Elas que lutam – Mulheres e a sustentação da vida na pandemia”. Coordenado por Analba Brazão (SOS Corpo), Lúcia Xavier (Crioula), Guacira César e Milena Argenta (CFEMEA) e Silvia Dantas (Articulação de Mulheres Brasileiras), a pesquisa contou com a Consultoria Técnica das pesquisadoras Ana Cecília Cuentro e Isadora Salomão. 

Com o objetivo de contribuir na ampliação da visibilidade e reconhecimento da relevância das ações de solidariedade e cuidado organizada por coletivos, movimentos e redes lideradas por mulheres em todo o país, o relatório apresenta o mapeamento das ações de solidariedade e cuidado, iniciativas que se multiplicaram em todo país em resposta ao aprofundamento da situação de fome e carestia que tem tomado a realidade de milhões de mulheres e suas famílias ao longo desses dois anos de pandemia de covid-19. 

O estudo também denuncia a estratégia de abandono do Estado, principalmente por parte do governo federal, que tem feito uma gestão da pandemia focada no negacionismo, no abandono das pessoas, através de uma política racista e violenta. O governo federal tem deixado o povo morrer de fome e covid-19.  

Clique aqui para fazer o DOWNLOAD da pesquisa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

“Desigualdades, direitos e pandemia”: livro reúne artigos sobre direitos sociais

qui fev 3 , 2022
Resultado da série de webnários e informes produzidos ao longo do ano de 2021 pelo Observatório Direitos Humanos Crise Covid-19, livro repercute temas-chave sobre direitos sociais como trabalho e renda, impactos econômicos da pandemia, má gestão federal do SUS e muito mais. Acesse para baixar.