Organizações que integram o GT Solidariedade e Cuidado do Observatório Direitos Humanos Crise Covid-19, lançaram em dezembro de 2021 o estudo “Elas que lutam – Mulheres e a sustentação da vida na pandemia”. Coordenado por Analba Brazão (SOS Corpo), Lúcia Xavier (Crioula), Guacira César e Milena Argenta (CFEMEA) e Silvia Dantas (Articulação de Mulheres Brasileiras), a pesquisa contou com a Consultoria Técnica das pesquisadoras Ana Cecília Cuentro e Isadora Salomão.
Com o objetivo de contribuir na ampliação da visibilidade e reconhecimento da relevância das ações de solidariedade e cuidado organizada por coletivos, movimentos e redes lideradas por mulheres em todo o país, o relatório apresenta o mapeamento das ações de solidariedade e cuidado, iniciativas que se multiplicaram em todo país em resposta ao aprofundamento da situação de fome e carestia que tem tomado a realidade de milhões de mulheres e suas famílias ao longo desses dois anos de pandemia de covid-19.
O estudo também denuncia a estratégia de abandono do Estado, principalmente por parte do governo federal, que tem feito uma gestão da pandemia focada no negacionismo, no abandono das pessoas, através de uma política racista e violenta. O governo federal tem deixado o povo morrer de fome e covid-19.