“Insurgências persistentes: o movimento feminista desde Pernambuco”, é tema da live de encerramento do ano do SOS Corpo
Na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, a partir das 18h, nas redes do SOS Corpo – Youtube e Facebook – faremos a nossa live de encerramento do ano. Este 2021 que se encerra marca os 40 Anos de existência do Instituto Feminista para a Democracia e em junho, fizemos a primeira parte do Seminário, que celebrou luta, insurgências e o fortalecimento da atuação feminista no Brasil, através de diferentes pautas de enfrentamento diante da conjuntura caótica que vivemos.
Na segunda parte da atividade intitulada “Insurgências persistentes: o movimento feminista desde Pernambuco”, receberemos na roda de conversa companheiras de diferentes gerações e frentes que marcam a trajetória da ação política feminista no estado. O percorrer da história do movimento feminista e do movimento de mulheres se define a partir das lutas por direitos sociais, contra o machismo e a violência patriarcal cotidiana e que não dá trégua às mulheres, contra o racismo e uma herança colonial que perdura nas instituições públicas e nas dinâmicas sociais, recaindo sobre uma classe trabalhadora superexplorada por um sistema neoliberal cada vez mais devastador.
Mesmo com tanto sofrimento, a luta das mulheres e o crescimento do movimento feminista organizado galgou passos firmes e decisivos para a conquista de melhorias da vida das mulheres e de suas comunidades, bairros, florestas, beiras do rio e do mar, no campo e na cidade, ao longo desses últimos 40 anos de história e que se entrelaça à própria história do SOS Corpo. Uma luta que se construiu a partir da união de mulheres diversas e que seguiremos juntas para enfrentar os desafios que estão postos à luta da resistência popular democrática e à luta feminista em Pernambuco e no Brasil.
Para o diálogo estão convidadas:
Inaldete Pinheiro – Enfermeira, mestra em Serviço Social, poeta e uma das principais escritoras da literatura brasileira. É uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado em Pernambuco e intelectual negra e militante de referência na luta pela igualdade racial e pelos Direitos Humanos;
Vera Guedes – Educadora do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, agrupamento que atua no Sertão do Araripe.
Lara Buitron – Militante da coletiva MULEsta, do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) e integrante da Frente Pernambuco pela Legalização do Aborto;
Adriana Nascimento – Diretora de política para mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Pernambuco (Fetape);
Carmen Silva – Educadora e pesquisadora do SOS Corpo, militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulación Feminista Marcosur (AFM), além de integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.
Contaremos também com as participações de representantes de organizações, coletivos e redes parceiras do SOS Corpo. Só para citar algumas, já estão confirmadas as presenças de Sindoméstico/PE, Loucas de Pedra Lilás, Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Cidadania Feminina, Espaço Mulher de Passarinho, Mulheres da CUT/PE, Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e de Baixa Visão, Programa Fora da Curva e muitas outras parcerias de luta!
A transmissão contará ainda com intervenções artísticas de Cidinha Oliveira, Dulcinéia Xavier e banda e a interpretação em libras com a Hands Interpretation!
A live conta com o apoio da Fundação Heinrich Boll e Pão para o Mundo.
Aguardamos vocês!
SERVIÇO:
“Insurgência persistentes: o movimento feminista desde Pernambuco”
16 DE DEZEMBRO 2021
18H
Transmissão ao vivo:
Canal do SOS Corpo no Youtube: https://www.youtube.com/c/SOSCORPOINSTFEMINIST
Página do Facebook: https://www.facebook.com/lutafeminista