Basta de Violência contra nós Mulheres!
O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia manifesta seu mais veemente repúdio à situação denunciada nos veículos de comunicação local, em torno das agressões e ameaça de morte atribuídas ao então Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, à sua ex-esposa Maria Eduarda Marques de Carvalho, por vezes seguidas.
Segundo a imprensa, durante uma década foram registradas inúmeras denúncias e nenhuma apuração foi realizada. Chega de impunidade aos poderosos!
O movimento feminista e a sociedade civil em geral não podem aceitar que a pasta de Direitos Humanos tenha estado tanto tempo nas mãos de um suposto agressor.
Este caso demonstra que a violência contra nós mulheres continua sendo uma manifestação patriarcal de controle de nossas vidas e, lamentavelmente, naturalizada pelas próprias instituições públicas que deveriam combatê-la e enfrentá-la. E como uma prática sistêmica, este tipo de violência atravessa a condição de classe e de raça, ainda que sejam as mulheres empobrecidas, negras e periféricas as que continuem no topo deste ranking macrabro.
É por isso que reiteramos – a violência contra nós mulheres é um crime grave e deve ser apurado, julgado e punido, independente de quem esteja no banco dos réus.
Não podemos aceitar que o sangue de tantas vítimas siga escorrendo nos corredores do governo do Estado de Pernambuco!
Nos solidarizamos com a vítima e nos somamos às vozes que exigem o fim da impunidade nesta e em todas as situações de violência contra nós mulheres!
Temos direito a uma vida livre de violências!
Nossos direitos também são Direitos Humanos!
O agressor és tu Estado de Pernambuco!