MTST faz greve de fome e protesta contra despejo de 300 famílias de terreno em Boa Viagem

MTST faz greve de fome e bloqueia vias para protestar contra despejo de 300 famílias de terreno em Boa Viagem

Estabelecida em setembro em imóvel que acumula meio milhão em dívidas tributárias com o município e a União, a Ocupação 8 de Março abriga 300 famílias, formadas em sua maioria por mulheres, idosos e crianças.

Créditos: Paloma Luna

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto de Pernambuco (MTST-PE) iniciaram greve de fome, se acorrentaram na sede da Prefeitura do Recife e realizaram bloqueio da Avenida Conde da Boa Vista, nesta quinta-feira (21) para pedir a suspensão da autorização de despejo do terreno onde está localizada a Ocupação 8 de Março, na Zona Sul do Recife. Na última quarta, data final para desocupação do imóvel, determinada pela Justiça, militantes do movimento realizaram ato no entorno da ocupação a fim de abrir diálogo com o Poder Municipal e garantir a permanência dos ocupantes.

O terreno ocupado é de propriedade de uma empresa que acumula cerca de meio milhão em dívidas de IPTU e outros impostos ao município e à União e está com o patrimônio ameaçado de penhora pela Justiça. A demanda do MTST é que o imóvel seja desapropriado para fins sociais. O nome Ocupação 8 de Março busca reforçar a luta das mulheres, principalmente as mulheres negras, grupo social mais atingido e vulnerável durante a pandemia de Covid-19, no Brasil.

“Até o momento, a Prefeitura do Recife não apresentou saídas habitacionais para as famílias da Ocupação 8 de Março. Não deixaremos a sede do município até que tenhamos uma reunião com as Secretarias de Habitação e de Governo. São famílias de trabalhadoras e trabalhadores que estão em situação de grande vulnerabilidade e denunciam a ausência de políticas para garantir moradia para a população”, explica a Coordenadora Nacional do MTST, Vitória Genuíno.

Fotos: Paloma Luna

Durante o último mês, os ocupantes limparam, capinaram e nivelaram o terreno, que estava com lixo acumulado, vegetação alta e pilhas de entulho desses 15 anos em que esteve abandonado. Também foram realizadas atividades lúdicas para as crianças, a partir da Brigada de Educação do MTST, e ações de Saúde e Higiene, a partir da Brigada de Saúde do movimento. Diariamente, a cozinha comunitária instalada no local fornece refeições para garantir a alimentação de quem está vivendo no espaço. A iniciativa se dá em um momento crucial do enfrentamento à fome e ao aumento da desigualdade, consequências das crises política, social, econômica e da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Câmara dos Deputados premia Lenira de Carvalho por sua luta pelos direitos das domésticas

sex out 22 , 2021
Na quinta-feira (21) a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados entregou a edição 2021 do Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, em caráter póstumo, à Lenira de Carvalho.