O primeiro levantamento sociodemográfico nacional de lésbicas e sapatão é uma iniciativa realizada pelas organizações Coturno de Vênus e Liga Brasileira de Lésbicas e pretende coletar informações sobre as vivências de mulheres de todas as regiões do país.
Lançado no dia 29 de agosto, dia da Visibilidade Lésbica no Brasil, o Lesbocenso Nacional é uma iniciativa inédita no país que tem o objetivo de coletar informações sobre autoidentificação, trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio que as lésbicas e sapatão possuem nas diversas regiões do país. É um mapeamento e pesquisa organizada por mulheres lésbicas sobre e para mulheres lésbicas.
“É um projeto sonho, uma iniciativa que volta o olhar para cada sapatão, para cada lésbica para que possamos entender quem somos, andes estamos com o objetivo de pleitear políticas públicas para a nossa população”, Clau Soares, uma das idealizadoras do Lesbocenso. O projeto foi pensado e tem sido executado pela organização lésbica Coturno de Vênus e pela Liga Brasileira de Lésbicas. A iniciativa conta com o apoio de mais de 70 organizações lésbicas, feministas e movimentos sociais brasileiros.
A coleta de dados acontece através de um formulário eletrônico e funciona de maneira colaborativa para fazer o maior levantamento de informações possíveis sobre os corpos, experiências, vivências, práticas de lésbicas e sapatão das cinco regiões do país. A iniciativa busca alterar o cenário de subnotificações de crimes, violação de direitos e a falta de políticas públicas específicas para lésbicas e sapatão brasileiras. Se você é lésbica residente no Brasil ou conhece uma sapatão brasileira que ainda não respondeu a pesquisa, compartilhe com ela essa informação!