Lesbocenso propõe pesquisa inédita no Brasil sobre perfil e vivência de lésbicas e sapatão

O primeiro levantamento sociodemográfico nacional de lésbicas e sapatão é uma iniciativa realizada pelas organizações Coturno de Vênus e Liga Brasileira de Lésbicas e pretende coletar informações sobre as vivências de mulheres de todas as regiões do país. 

Lançado no dia 29 de agosto, dia da Visibilidade Lésbica no Brasil, o Lesbocenso Nacional é uma iniciativa inédita no país que tem o objetivo de coletar informações sobre autoidentificação, trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio que as lésbicas e sapatão possuem nas diversas regiões do país. É um mapeamento e pesquisa organizada por mulheres lésbicas sobre e para mulheres lésbicas.

“É um projeto sonho, uma iniciativa que volta o olhar para cada sapatão, para cada lésbica  para que possamos entender quem somos, andes estamos com o objetivo de pleitear políticas públicas para a nossa população”, Clau Soares, uma das idealizadoras do Lesbocenso. O projeto foi pensado e tem sido executado pela organização lésbica Coturno de Vênus e pela Liga Brasileira de Lésbicas. A iniciativa conta com o apoio de mais de 70 organizações lésbicas, feministas e movimentos sociais brasileiros. 

A coleta de dados acontece através de um formulário eletrônico e funciona de maneira colaborativa para fazer o maior levantamento de informações possíveis sobre os corpos, experiências, vivências, práticas de lésbicas e sapatão das cinco regiões do país. A iniciativa busca alterar o cenário de subnotificações de crimes, violação de direitos e a falta de políticas públicas específicas para lésbicas e sapatão brasileiras. Se você é lésbica residente no Brasil ou conhece uma sapatão brasileira que ainda não respondeu a pesquisa, compartilhe com ela essa informação!

Acesse o formulário e participe da pesquisa: https://lesbocenso.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Entrelaçando redes: quem manda na internet?

sáb set 18 , 2021
O mundo "virtual" amplia as desigualdades e aumenta o volume das ansiedades, o que nos leva a considerar: usamos as tecnologias ou somos usadas por elas? Quem são os donos e quem manda nessa tal de internet? Na próxima live "Entrelaçando Redes" pretendemos explorar a política por trás das tecnologias.