XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas discute pandemia e trabalho análogo à escravidão

XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas discute pandemia e trabalho análogo à escravidão

Começou nesta quinta-feira, 12 e segue até o domingo, 15 de agosto o XII CComeçou nesta quinta-feira 12 de agosto e segue até o domingo, 15, o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, que este ano tem como tema “Trabalhadoras Domésticas em Movimento-Luta e Resistência em Contexto de Pandemia e Trabalho Escravo”.

Fonte: Site da FENATRAD

Teve início nesta quinta-feira (12) o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O evento vai ocorrer de hoje (12) até domingo (15). O tema é “Trabalhadoras Domésticas em Movimento-Luta e Resistência em Contexto de Pandemia e Trabalho Escravo”.

A entidade, que é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), realiza, pela primeira vez na sua história, o Congresso de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19. A logística virtual tem o apoio da CUT. O evento é uma realização também do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD).

Nesta quinta-feira (12) o evento teve início às 9h30. A Mesa de abertura contou com a presidenta da entidade, Luiza Batista, e representantes das seguintes entidades: CUT, CONTRACS, FITH, CONLACTRAHO. A moderadora é Jana Silverman. E a tradução fica por conta de Louisa Acciari.

A presidenta da entidade, Luiza Batista, deu as boas-vindas aos participantes e desejou um ótimo Congresso a todos.

“A nossa luta não tem sido fácil. Desde 2020, o mundo está enfrentando uma pandemia e a nossa categoria tem sido muito afetada na saúde, com perda de vidas, e também de empregos”, frisou a presidenta da FENATRAD.

“Dentro deste contexto, estamos realizando o nosso Congresso, com o apoio de parceiros, para nortear os nossos trabalhos e a luta pela ampliação dos direitos da categoria”, acrescentou.

No segundo dia do Congresso, os diretores farão um balanço das atividades e planejamento. Pela tarde ocorrerão os Grupos de Trabalho (GTs). Além disso, será lançado o livro “Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas em Tempos de pandemia: memória da Resistência”.

No dia 14 de agosto ocorrerá a elaboração do Plano de Luta. E no domingo (15), último dia do evento, será realizada a eleição da direção nacional da FENATRAD e do CNTD.

O Congresso contará ainda com momentos artísticos com as apresentações de poesias e música ao vivo.

GTs discutem questões das trabalhadoras domésticas

Durante o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, no dia 13 de agosto, os Grupos de Trabalho discutirão questões relativas à categoria das trabalhadoras domésticas. Serão debatidos os temas: saúde da trabalhadora doméstica; violência e assédio; direitos trabalhistas e políticas públicas e trabalho análogo à escravidão.

Entidades parceiras

O evento conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH); ONU Mulheres; Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos; Solidarity Center; Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Domésticos (CONLACTRAHO); Teia Comunicação; CARE; Mulheres Dignidade e Trabalho; Movimento Negro Unificado (MNU), Ministério Público do Trabalho (MPT); CFEMEA; Fundação Ford; SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia; Agence Française de Dévepoppemente (AFD) e Elas Fundo de Investimento Social.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Até onde vão os militares?

qui ago 12 , 2021
O Fora da Curva desta sexta, 13 de agosto, vai discutir quadro político atual, depois do desfile de veículos blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios em Brasília, que aconteceu essa semana e movimentou o meio político e as redes sociais.