25 de Julho: a luta das Mulheres Negras vem de longe!

25 de Julho: a luta das Mulheres Negras vem de longe!

25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional Tereza de Benguela: a luta das mulheres negras vem de longe!

A insurreição e a insurgência das mulheres negras que lutam por seus territórios, pela vida de seus povos, de suas comunidades e pela própria vida, vem de muito tempo. Elas resistiram desde os Quilombos, como o Quariterê (1730 a 1795), liderado por Tereza de Benguela, que lutava contra a escravidão, o genocídio do povo negro e em defesa de seu território. Tereza foi capturada e morta pelo Estado brasileiro em 1770. Três séculos depois, a luta de milhares de mulheres negras brasileiras enfrenta a herança colonial racista que segue na estrutura do Estado na atualidade.

A luta de Tereza de Benguela e de tantas outras mulheres negras ao longo dos anos segue em cada uma nós, independe da cor de nossa pele, segue em todos os corpos e rostos de das mulheres negras que hoje lutam em defesa do bem-viver, contra o genocídio de crianças e jovens negras e negros, por políticas públicas, pelo direito à cidade, por justiça reprodutiva, pelo desencarceramento. Mulheres que estão cansadas do projeto de Estado brasileiro que é regido pela violência e pela morte da população negra.

Saudamos a ancestralidade e a resistência dessas mulheres neste 25 de julho. Celebramos a Rainha Tereza, as mulheres negras que são lideranças dos movimentos de trabalhadoras de diferentes categorias no Brasil, as mulheres amefricanas e afroindígenas que persistem, até os nossos dias, no enfrentamento aos mesmos problemas do passado e na luta por justiça social.

#ParaTodesVerem: Card de fundo amarelo, que tem no centro a imagem da Rainha Tereza de Benguela. Ela é uma mulher negra de expressão serena e está de cabelos presos. No sentido horário as seguintes informações: A luta das Mulheres Negras Vem de longe! 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. Dia Nacional Tereza de Benguela. No canto inferior esquerdo, a logomarca dos 40 anos do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia.

#25dejulho #25dejulhodiadamulhernegra #dianacionalterezadebenguela #julhodaspretas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

NÓS PARIMOS A HUMANIDADE!

dom jul 25 , 2021
Nós, da Articulação de Mulheres Brasileiras, viemos nos somar às mulheres negras do Brasil, da América Latina e do Caribe para afirmarmos nossa luta feminista antirracista, antipatriarcal e anticapitalista! Confira o manifesto!