Juntas é sempre tempo de coragem

Poesia coletiva elaborada pelo conjunto das trabalhadoras do Instituto Feminista SOS Corpo especialmente para o 8 de março de 2021

Solidárias na vida cotidiana; radicais na luta contra o sistema, pela transformação do mundo!

Feminismos são, no plural, vozes que não podem ser interrompidas, não mais. Mãos em riste. Punhos panteras cerrados. “Bicos na diagonal”. Tambores coloridos. Um cortejo inteiro de corpos mulheres, desses que passo a passo, desde muito longe, nos quatro cantos deste planeta Terra, rompem o véu ensurdecedor do si-lên-ci-o-so sistema-mundi, violador, invisibilizador, desumanizador de corpos mulheres meninas que habitam as águas, campos, florestas, cidades, periferias e que brotam, eles mesmos, negros, e de tão pobres, negros, indígenas, brancos, todos eles, ao seu modo, dissidentes por regra e desertores dos destinos. Como um plano de vida e uma ação juntas, os feminismos, do tipo direto – antirracista, antipatriarcal e anticapitalista, têm o sabor de uma tempestade de verão,  para muitas de nós, é a possibilidade, talvez a única neste hoje, de nos mantermos vivas… daquele modo contundentemente Vivas. E é por isso que ele(s) é pra todas as mulheres, pra todas as gentes até, porque se for fervido na temperatura certa e sorvido como quem brinca no quintal, seremos, todos-as tocados-as por sua ventania ciclônica que move e tira tudo e todos-as do lugar comum e nos (re)coloca num comum lugar.

a mudança é constante
e a Historia é cíclica.
a luta deste instante
é tbm de toda uma vida.
permanência:
é substantivo feminista

Olho pra vida como um retrovisor. E nela vejo, gritos de luta, resistências, insurgências. E que na linha do tempo muitas vezes não cabe. Nela estão escritas histórias que teimaram em invisibilizar. Mas, a vida dá voltas, é circular. E no tempo presente na minha voz ecoam as vozes das que me antecederam…

Somos mães, filhas, meninas, mulheres, vidas de lutas e enfrentamentos diários. Sangramos, muitas vezes, mas resistimos contra as diferenças e violências dessa sociedade machista e patriarcal.

Esperançar é um verbo que se conjuga no coletivo

Chega uma hora que pensamos que está tudo perdido! Não está! Por que nós feministas nos movemos olhando para o passado e acreditando no futuro. Se não alimentarmos a esperança no mais intimo do nosso ser e contagiarmos  as companheiras a nossa luta faz sentido. Lutamos por que temos a esperança no nosso caminhar.

A luta feminista antirracista é feita de coragem, rebeldia, solidariedade, alegria  e  sem sombra de dúvida de muita esperança!
“O que nos move é o desejo de transformar “

O tempo de esperançar é o tempo do desespero…quando a situação tá muito dificil, como agora, e estamos beirando o desespero, olhamos pro lado e encontramos o olhar de outras, de todes as outras, e mexendo muito forte o caldeirão das incertezas, conseguimos conjurar a esperança.

Mulherada de força e coragem, nos manteremos nas batalhas, mas também nas alegrias e diversidades que existem entre nós. Somos dona do nosso corpo, nosso pensamento; nossa vida, nossa liberdade!

Juntas, sempre é tempo de coragem.

O movimento feminista é travessia entre tempos; do sofrimento para o da revolta, da resistência e da luta para o da emancipação. É devir, fluxo de tempo contraditório.

Fortalecer o movimento feminista como sujeito político de transformação é lutar por uma prática radical e libertadora em defesa da vida.

️Viva, viva a resistência feminista
Eu não estou aqui pra brincar
Vir pra ressignificar
Pra lutar e resistir
Exigir vacina já
Bolsonaro derrubar
Nossos direitos reconquistar

️Viva, viva a resistência feminista!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

#AMB no 8 de Março: PELA VIDA DAS MULHERES!

seg mar 8 , 2021
A Articulação de Mulheres Brasileiras lança neste 8 de março de 2021 um manifesto de denúncia e de enfrentamento ao descaso do governo Bolsonaro/Mourão, que por omissão, tem ampliado as desigualdades sociais, as condições precárias da vida de milhões de mulheres e suas famílias em todo o país. #FORABOLSONAROEMOURÃO #8M2021