SOS Corpo abre seleção de integrante para sua equipe permanente de trabalhadoras

5

O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia convida à participação em processo de seleção de integrante para sua equipe permanente de trabalhadoras, com atuação político-profissional nas várias práticas de trabalho do SOS Corpo.

Sobre o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia

O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter político profissional, fundada em 1981, com sede em Recife. Nossa ação tem como fundamento a ideia de que os movimentos de mulheres, como movimentos sociais organizados que lutam pela transformação social, são sujeitos políticos que provocam mudanças nas relações sociais e nas condições de vida das mulheres e dos seus contextos. Por isso, o seu trabalho prioriza o fortalecimento destes movimentos, a atuação de forma articulada na esfera pública e a produção de conhecimentos vinculados às suas causas. O SOS Corpo desenvolve várias práticas de trabalho técnico-político – educação, pesquisa, comunicação e ação política – que, juntas, conformam a base da sua atuação.

Integrantes do SOS Corpo realizam sua militância feminista na Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), no plano latino-americano na Articulação Feminista Marcosur (AFM); No âmbito local, integrantes do SOS Corpo atuam no Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) e na Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

O trabalho no SOS Corpo

Sugerimos que as interessadas examinem o site do SOS Corpo (www.soscorpo.org.br) para maior conhecimento da atuação coletiva de nossa organização.

Atividades previstas para a contratada

  • Desenvolver plano de trabalho pessoal;
  • Desenvolver prioritariamente atividades de educação e pesquisa, podendo assumir também ações de assessoria, representação política, comunicação, gestão, entre outras;
  • Em ações de educação realizar planejamento de atividades educativas, elaboração de metodologias, sistematização de conteúdos, produção de atividades locais e nacionais. Poderá também desenvolver materiais educativos, sistematizações, cadernos de subsídios, boletins e etc.;
  • Em ações de pesquisa deverá responsabilizar-se por projeto de pesquisa, incluindo metodologia, e por sua execução, incluindo pesquisa teórica e empírica, com organização de campo, produção de relatórios e também poderá desenvolver manejo de bancos de dados e análise de políticas públicas;
  • Escrever artigos, cartilhas, livros e notas públicas de acordo com os temas de sua especialização dentro do feminismo, ou seja, ter habilidade com diferentes linguagens para diferentes públicos leitores;
  • Articulação política de movimentos sociais e ações de incidência pública sobre o Estado e sobre a sociedade;
  • Participar dos processos de autogestão do SOS, o que inclui o desenvolvimento do projeto político institucional, do plano de ação estratégica e do plano anual do SOS Corpo, também o seu monitoramento permanente e avaliação.

OBS.: Estas atividades correspondem a tipos possíveis a serem realizadas, não significa que a nova contratada terá que desenvolver todas elas.

Requisitos e habilidades necessárias

  • Disposição para engajar-se em um coletivo político-profissional, vinculado ao feminismo autônomo e antissistêmico (anti-patriarcal, anticapitalista e antirracista), com práticas nas áreas de educação, pesquisa e comunicação e com ação política feminista definida coletivamente;
  • Disposição para residir em Recife ou outro município da Região Metropolitana do Recife;
  • Mulheres com formação de nível superior em qualquer curso na área de humanas;
  • Conhecimento básico das temáticas relacionadas ao feminismo, direitos humanos, educação popular feminista e metodologias de pesquisa. Interesse e disponibilidade para aprofundar o conhecimento nessas áreas;
  • Domínio da língua portuguesa, capacidade de síntese, escrita fluente e comunicação;
  • Experiência com processos coletivos e apreço por trabalho em equipe;
  • Disponibilidade para viagens, trabalhos noturnos e em fins de semana, eventualmente;
  • Compromisso com dedicação exclusiva;
  • Experiência de participação em movimentos sociais;
  • Experiência de coordenação de processos educativos com jovens e/ou adultos/as de movimentos sociais;
  • Experiência com pesquisa social;
  • Experiência com sistematização de experiências, artigos e relatórios;
  • Domínio do espanhol e/ou inglês falado e escrito (ou disponibilidade para aprender);

Critérios de participação

  • A seleção é aberta para todas as mulheres interessadas independente da identidade de gênero, de condição física, origem regional, raça, etnia, orientação sexual ou classe social, desde que atenda aos outros critérios de participação;
  • É vedada a participação de parentes em primeiro grau de trabalhadoras do SOS Corpo;
  • Em caso de empate, serão priorizadas mulheres jovens até 35 anos, negras, de classes populares e lésbicas, nesta ordem;
  • A candidata selecionada neste processo deverá ter disponibilidade de assumir suas atividades em 13 de abril de 2020;

Regime de contratação e trabalho, remuneração e benefícios

A profissional será contratada para integrar a equipe permanente de trabalhadoras do SOS Corpo, com jornada semanal de 40 horas de trabalho, em regime de Dedicação Exclusiva, com disponibilidade para viagens e atividades nos finais de semana. O contrato de trabalho será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Como benefício é garantido plano de saúde (geral e odontológico). O salário inicial bruto é aproximadamente de R$ 3.800,00.

Processo de Seleção

O processo de seleção abrangerá as seguintes etapas:

1 – Inscrição, com envio de currículo e memorial:

As candidatas deverão, no processo de inscrição, enviar por e-mail para secretaria@soscorpo.org.br. Informar no assunto da mensagem: PROCESSO DE SELEÇÃO 2020:

  • Currículo profissional (modelo a critério da candidata)
  • Memorial considerando a seguinte sugestão: Auto apresentação, trajetória de formação e experiências político-profissionais (especialmente no campo de educação e pesquisa), histórico de militância nos movimentos sociais e, em particular, no movimento feminista.
  • Formato: texto de no mínimo 01 (uma) e no máximo 03 (três) páginas, em fonte times new roman, 12, espaço 1,5.

2 – Análise de currículo e memorial:

Após análise, a Comissão divulgará a relação das candidatas selecionadas para a fase posterior.

3 – Entrevista:

A ser realizada pela comissão de seleção com cada candidata selecionada na etapa anterior, na sede do SOS Corpo, na data indicada no cronograma de seleção (abaixo). Após a primeira etapa será divulgado o cronograma dos horários de entrevistas com as selecionadas.

4 – Escritura de texto sobre um tema sugerido:

A ser realizado logo após a entrevista individual, na sede do SOS Corpo. Cada candidata terá duas horas para discorrer sobre o tema sugerido pela comissão, em texto de no máximo 02 páginas, escrito à mão.

5 – Roda de conversa das candidatas com equipe do SOS Corpo:

As candidatas entrevistadas serão convidadas a participar de roda de conversa com a comissão de seleção sobre feminismo, pesquisa feminista e ação educativa feminista. Esta etapa será realizada no dia seguinte às primeiras entrevistas individuais.

OBS.: Na hipótese de alguma candidata selecionada na primeira fase ser de outra cidade e precisar de hospedagem solidária em Recife, ela poderá contar com apoio do SOS Corpo, bastando para isso entrar em contato com antecedência.

Cronograma

Inscrições: De 11 a 16 de fevereiro de 2020, pelo email: secretaria@soscorpo.org.br.

Divulgação da lista de inscritas: 17 de fevereiro de 2020, no site do SOS Corpo: www.soscorpo.org e na recepção do SOS Corpo.

Prazo para recurso: 18 de fevereiro de 2020 (caso inscrição enviada não conste na lista). Terá retorno imediato.

Divulgação das Pré-Selecionadas na fase de análise de currículo: dia 13 de março, por email pessoal registrado no currículo.

Entrevista individual e texto escrito: 16 e 17 de março de 2020, na sede do SOS Corpo.

Roda de conversa: 17 de março de 2020, a partir das 14 horas, na sede do SOS Corpo.

Resultado final: 20 de março de 2020, enviado por e-mail pessoal.

Contratação e início do trabalho: 13 de abril de 2020.

Informações e Contatos

Pelo telefone: 81 3087 2086 ou pelo e-mail: vera_pedro@soscorpo.org.br

Comissão de Seleção

A comissão responsável por este processo de seleção é integrada por Carmen Silva, Analba Brazão, Fran Ribeiro e Silvia Camurça.

Recife, 10 de fevereiro de 2020.

5 thoughts on “SOS Corpo abre seleção de integrante para sua equipe permanente de trabalhadoras

  1. Concordo plenamente com o priorizar mulheres negras, de classes populares e lésbicas. Mas honestamente não entendi a priorização de mulheres jovens até 35 anos, pois sabemos que nessa era digital (os) e as jovens já estão sendo priorizados, e por ex eu mulher de 40 anos, há 7 anos desempregada e responsável pelo trabalho doméstico e de cuidado dos meus filhos, com muito mais dificuldades de encontrar oportunidades no mercado de trabalho por ser mãe, no caso eu perdi meu lugar na fila? Grande parte das mulheres mais jovens podem não ser mães e teriam mais oportunidades para encontrar trabalho então não seria injusto priorizá-las? Não consigo entender a lógica.

    1. Oi Adelita, obrigada pela pergunta! Lamentamos a sua situação e concordamos com as questões que você coloca. Aqui, entretanto, temos uma equipe composta majoritariamente por mulheres com idade acima dos 35 anos, por isso decidimos priorizar as mais jovens neste processo seletivo, o que não significa que deixaremos de considerar as inscrições de candidatas mais velhas. Sinta-se convidada e muito bem vinda a participar do processo seletivo! Abraços, Equipe SOS Corpo!

  2. Olá, boa tarde!
    Fiquei maravilhada com a possibilidade de trabalhar na equipe da SOS Corpo, estou em um momento de transição de carreira e fiquei realmente muito tentada a participar do processo seletivo! Para mulheres que não residem em Recife, contudo, o prazo de divulgação das pré-selecionadas ficou muito próximo da data das entrevistas. Avaliem a possibilidade de divulgar o resultado da pré-seleção com pelo menos uma semana de antecedência da entrevista, assim aquelas de nós que não residimos em Recife teríamos uma oportunidade melhor de nos organizarmos para participar da seletiva. :)
    Há-braços!

    1. Oi Letícia! Obrigada pelo toque! Infelizmente estamos com urgência no preenchimento desta vaga e por isso os prazos tão curtos, mas vou repassar tua solicitação à comissão de seleção para elas avaliarem! Obrigada por entrar em contato! Boa sorte! Abraços :)

Deixe uma resposta

Next Post

GTP+ realiza bazar solidário até dia 20 de fevereiro

ter fev 11 , 2020
O Grupo de Trabalhos em Prevenção PositHivo promove o bazar solidário com roupas, sapatos, acessórios, eletrodomésticos, artigos de decoração em bom estado para manter suas ações de cidadania com pessoas que vivem com HIV/Aids. Colabore!
Instagram did not return a 200.
%d blogueiros gostam disto: