Coletivo de mulheres da CONAQ se reúne com CESE para deliberar apoio do 2° Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas

Fonte: CONAQ.

Foto: Nathalia Purificação.

No dia posterior às atividades e manifestações da Marcha das Margaridas, o coletivo de mulheres da CONAQ se reuniu com Rosana Fernandes, assessora de projetos e formação da COORDENADORIA ECUMÊNICA DE SERVIÇO (CESE). A reunião teve como objetivo discutir questões relacionadas à mulher rural quilombola e deliberar o apoio da CESE à CONAQ para a realização do 2º encontro nacional de mulheres quilombolas que irá acontecer no próximo ano.

O I Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas aconteceu em Maio de 2014, e foi um grande passo para as mulheres quilombolas, pois, tiveram a oportunidade de destacar às suas lutas diárias e participações nas políticas públicas dos seus territórios e a CESE apoiou o projeto na 1º edição.

A assessora de projetos da CESE relembrou a parceria com a CONAQ e também falou sobre a importância da renovação dessa parceria. “A CESE e a CONAQ são parceiras de longa data, desde da fundação na Bahia na comunidade Rio das Rãs. A CESE sempre se colocou ao lado de todos aqueles que lutam em defesa da dignidade, da justiça e da democracia. Agora, mais do que nunca é preciso renovar esses apoios, é preciso renovar essas alianças e parcerias. Precisamos garantir a posse dos territórios para todos os quilombolas, precisamos ainda enfrentar e garantir a democracia, a igualdade e o direito à justiça. Não há como haver igualdade, respeito e dignidade para população negra, se não há o direito à todos e todas aqueles que lutam por direitos. Defender o território quilombola, garantir políticas públicas para as comunidades tradicionais, é fundamental para que o Brasil seja justo, humano e que enfrente as desigualdades!”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sociobiodiversidade na Panamazônia nas discussões das Margaridas

ter ago 20 , 2019
As atividades fizeram parte de uma vasta programação da Marcha das Margaridas e tocaram em aspectos de violação de direitos das mulheres e de necessidade do cuidado nesse contexto de tanto individualismo.