Minicurso sobre Feminismo Materialista Francófono acontece na UNILA

Acontece entre os dias 5 a 7 de agosto, na Universidade de Foz do Iguaçu, o minicurso sobre Feminismo Materialista Francófono com a Profª. Drª. Jules Falquet. Ainda pouco conhecida e divulgada no Brasil, a teoria feminista materialista francófona é central para a desconstrução das diferentes formas de patriarcado como sistema de opressão com todas as suas instituições e ideologias. A partir de ferramentas teóricas importantes, como as relações sociais estruturais de poder de sexo, as relações de sexagem (apropriação física direta, individual e coletiva, do “corpo-como-máquina-de-força-de-trabalho”) e as classes de sexo (classe das mulheres, classe dos homens), a teoria materialista francófona propõe uma poderosa análise da heterossexualidade como sistema político. Para saber mais sobre tais ferramentas teóricas baixe e leia na íntegra o livro produzido pela SOSCorpo, O Patriarcado Desvendado, que traz artigos de três das teóricas que serão estudadas durante o minicurso.

Considerada uma das teóricas insurgentes do materialismo francófono, a professora Jules Falquet é ativista feminista, lésbica e Doutora em Sociología pela Universidade de Sorbonne. Desde 2003, é pesquisadora-docente de tempo integral na Universidade Paris Diderot, onde participa ativamente no CEDREF (Centro de Estudos Feministas). Falquet é uma das principais pensadoras dessa perspectiva na atualidade, articulando com as teorizações decoloniais produzidas no Caribe e no continente Amefricano (segundo o conceito da antropóloga brasileira Lélia Gonzalez), e em Abya Yala (segundo o conceito das populações Kuna). Também durante o minicurso, Jules Falquet irá falar sobre o sua produção mais recente, Pax Neoliberalia, disponível para leitura aqui.

Coordenado pela Profª. Drª. Maria Inês Amarante, o minicurso é voltado para um público de estudantes, pesquisadoras (es), educadoras (es) e ativistas com nível universitário. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de julho. Para mais informações acesse: 

https://programas.unila.edu.br/iela/minicurso-feminismo-materialista-franc%C3%B3fono

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ivone Gebara: “Precisamos rever a luta pelo Estado Laico e o papel das religiões”

seg jul 22 , 2019
Por Débora Britto* *Este texto faz parte de cobertura colaborativa entre a Marco Zero Conteúdo (Débora Britto) o Terral Coletivo […]