Festival Nacional pela Vida das Mulheres

Nova edição do Festival pela vida das Mulheres vai acontecer em várias cidades brasileiras como Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo e promove ações reflexivas, informativas, formativas e político-culturais.

⚡ Na primeira edição, em agosto de 2018, a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto, composta por inúmeros coletivos, organizações e articulações feministas e parceirxs, realizou o Festival sediado em Brasília, mas precedida por atividades em diversas cidades.

🚨Neste ano, novos desafios se impõem diante de nós: o aprofundamento do desmonte dos serviços públicos e ataques às categorias profissionais; as tentativas de retroceder nos permissivos do aborto legal, como a PEC 29/2015; a perseguição política e ameaças (inclusive de morte!) a militantes que defendem a legalização do aborto no Brasil. Diante desse contexto, mais do que nunca é preciso reafirmar a luta por liberdade e autonomia para todas as mulheres.

🌱 Por isso, realizaremos o segundo Festival pela Vida das Mulheres entre 27 DE MAIO E 02 DE JUNHO. Aproveitando o período em que no Brasil se discute a morte materna como violação dos Direitos Humanos das mulheres, trazemos uma reflexão sobre a necessidade de políticas de atenção integral à saúde sexual e reprodutiva das mulheres, e sobre a maternidade como uma escolha livre e assegurada por políticas de atenção integral a saúde.

✨ O Estado deve garantir os direitos reprodutivos das mulheres
e demais pessoas com útero, o direito à saúde, os Direitos Humanos e o direito a uma vida sem violência. Considerar a prática do aborto como crime não traz benefícios à sociedade: não reduz o número de abortos, coloca mulheres em situação de ilegalidade e, pela força do racismo e da desigualdade de classe, penaliza especialmente as mulheres negras, jovens e da classe trabalhadora e empobrecida.

💫 O festival é um momento para compartilhar informações, debater nossas estratégias e amplificar nossas vozes em defesa da vida das mulheres através da política e da arte.

📢 O evento nacional do festival está no ar

Nele vocês encontrarão todas as atividades que vão acontecer pelo Brasil! Divulguem, compartilhem e curtam as postagens! Não se esqueçam de confirmar presença no evento e convidar seus contatos. Assim vc ajudará o festival a ter mais visibilidade! 👉🏽👉🏾👉🏿 👉🏽👉🏾👉🏿 https://www.facebook.com/events/2028557157453905

☘ Vai fazer uma atividade pela vida das mulheres?!

Manda pra Frente Nacional. Você pode fazer isso preenchendo a ficha de inscrição que o evento vai ser divulgado pelas redes da Frente 💃🏿💃🏾💃🏽 http://bit.ly/2WohvPL

🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇🖇

🔮 Alguns links de referência para leitura:
https://www.geledes.org.br/justica-reprodutiva-ou-direitos-reprodutivos-o-que-as-mulheres-negras-querem/
https://catarinas.info/justica-reprodutiva-e-relevante-para-a-luta-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/

🔮 Para acompanhar as atividades do Festival pela Vida das Mulheres em todo o Brasil, acesse as páginas da Frente:
https://twitter.com/direitoaoaborto
https://www.facebook.com/FrenteNacionalPelaLegalizacaoDoAborto/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

qui maio 23 , 2019
Pensar uma ação política unitária da esquerda e, dentro dela, das feministas para se contrapor ao avanço do neoliberalismo e dos fundamentalismos é um grande desafio e uma das tarefas prioritárias para esse campo. Refletir sobre essas questões foi o objetivo do segundo debate da série “diálogos feministas”, organizado pela Fundação Friedrich Ebert em parceria com o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia.