É tempo de esperançar!

Nestes tempos difíceis nos parece bem necessário reafirmarmos a esperança. No movimento feminista nos fortalecemos quando estamos juntas, refletindo, nos cuidando, lutando pela mesma causa, nos manifestando e também buscando ampliar a nossa formação política.

Por isso, lançamos o PROGRAMA DE FORMAÇÃO FEMINISTA do SOS Corpo para 2019. Queremos compartilhar o que construímos, trocar experiências e  tecer novas elaborações de forma colaborativa com todas as mulheres que querem construir o feminismo popular, antirracista e anticapitalista. O programa tem várias formas, vamos iniciar com a Fontes e Veredas.

FONTES E VEREDAS  São espaços pedagógicos de partilha das elaborações do SOS Corpo sobre questões feministas que nos instigam à produção de conhecimento. São atividades de formação curtas. Nossa proposta é contribuir com a formação teorico-política feminista das mulheres dos diversos movimentos sociais. A proposta desse espaço era para um pequeno número de participantes, mas quando abrimos as inscrições e 170 mulheres demonstraram interesse em menos de 24 horas, desconfiamos que não seria possível manter o plano original.

A primeira atividade das Fontes e Veredas será FEMINISMO POPULAR, nas noites dos dias 23 e 24 e na manhã do dia 25 de maio. Apesar de termos muitas inscritas, para as quais pedimos a confirmação, tentaremos trabalhar com metodologias participativas. Daí é muito importante chegar no horário e permanecer em todas as sessões. Segue a primeira versão da programação e um texto subsídio para irmos começando a conversa.

COLABORE

Este primeira formação, apesar de planejada para apenas 20 pessoas, sofreu algumas mudanças em sua metodologia para poder atender a grande quantidade de mulheres interessadas. Para que o curso aconteça, entretanto, precisamos da sua ajuda! Convidamos, portanto, todas as inscritas que puderem colaborar, para ajudarem no financiamento da infra-estrutura do curso.

Estamos apoiando a campanha ‘Periferia sem fome’, do MTST. Por isso, solicitamos a quem puder, trazer no primeiro dia algum alimento não perecível para doação.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 – 18:00 às 21:30 h
– Abertura e lançamento do programa
– Existe um feminismo popular? Um pouco da história do movimento feminista brasileiro
– Elementos para refletir sobre movimentos sociais e a história do feminismo

Dia 24 – 18:00 às 21:30 h
– Classes sociais e suas conexões com a dimensão racial e de sexo
– Desafios teóricos e políticos do feminismo antissistêmico

Dia 25 – 8:30 às 13 h
– Expressões organizativas dos feminismos populares
– Orientações bibliográficas e avaliação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Contra o racismo, resistência das mulheres negras

qua maio 22 , 2019
Sessão Solene em celebração à resistência das mulheres negras foi realizada na última terça em Natal. Confira!