Programa do SOS Corpo de formação feminista para 2019

17

Nestes tempos difíceis nos parece bem necessário reafirmarmos a esperança. No movimento feminista nos fortalecemos quando estamos juntas, refletindo, nos cuidando, lutando pela mesma causa, nos manifestando e também buscando ampliar a nossa formação política.

Por isso, lançamos aqui o Programa de Formação dos SOS Corpo para 2019. Queremos compartilhar o que construímos, trocar experiências e tecer novas elaborações de forma colaborativa com todas as mulheres que querem construir o feminismo popular, antirracista e anticapitalista.

Divulgamos aqui os cursos que propomos para todo o ano para que você possa se agendar para estar conosco. Ao se aproximar a data de cada atividade, divulgaremos a programação específica e abriremos as inscrições. O primeiro curso é agora em maio e já estamos aceitando inscrições!

FONTES E VEREDAS

São espaços pedagógicos de partilha das elaborações do SOS Corpo sobre questões feministas que nos instigam à produção de conhecimento. São atividades de formação de 12 horas de duração, aproximadamente, para entre 20 e 35 mulheres, no máximo, realizadas na sede do SOS ou em alguma instituição parceira. Nossa proposta é contribuir com a formação teórico-política feminista das mulheres dos diversos movimentos.

Feminismo Popular:
como classe, raça e sexo constituem um movimento social
Com Carmen Silva, 23 a 25 de maio
Quinta e Sexta: 19h às 21h
Sábado: 9h às 13h
30 vagas | INSCRIÇÕES ABERTAS: https://forms.gle/e6AeyisffcxSRjP47

Como Fazer Análise de Conjuntura Feminista:
pensar com a própria cabeça e andar com os próprios pés
Com Silvia Camurça, 7 e 8 de junho, voltado para militantes de coletivos e movimentos feministas.
Sexta: 19h às 21h
Sábado: das 9h às 17h

Crítica Feminista ao Estado:
ruim com ele, pior sem ele
Com Verônica Ferreira, 6 a 8 de agosto
20 vagas
Terça, Quarta e Quinta: das 19h às 21h30

Reflexões Feministas Sobre o Tempo:
o tempo da vida e a vida sem tempo
Com aBetânia Ávila, 29 a 31 de outubro,
20 vagas
Terça, Quarta e Quinta: das 19h às 21h30

CALEIDOSCÓPIO

É um encontro de formação com um tema específico, mas com a metodologia baseada em intercâmbio de saberes entre mulheres, coletivos e movimentos feministas. Tem duração média de 16 horas e sempre conta com uma presença de uma companheira feminista de outro país

De 11 a 13 de julho
Corpos Livres, Estado Laico
Feministas contra o fascismo e fundamentalismo
Coordenado por Mércia Alves e Rivane Arantes
50 vagas
Quinta: Conferência aberta ao público das 19h às 22h
Sexta e Sábado: 9h as 17h
Sexta: Lançamento de livros das convidadas a partir das 18h


23 e 24 de agosto
Pra onde vamos?!
Coordenado por Analba Brazão e Carmen Silva
40 vagas
Sexta: 19h às 21h
Sábado: 9h as 17

ESPIRAL FEMINISTA

O conhecimento feminista é uma construção coletiva permanente. Uma articulação entre o que refletimos juntas, nossa ação prática pra mudar o mundo e o que já foi elaborado por outras que vieram antes de nós. Numa espiral ascendente que nunca volta para o mesmo lugar, mas cheia de linhas que se confrontam e se renovam a cada instante.

Espiral Feminista é um curso de formação feminista nacional, de caráter teórico-político, voltado para 80 mulheres engajadas nos movimentos. O SOS viabilizará a hospedagem solidária articulada entre as militantes do movimento e as participantes de outras cidades deverão garantir os seus deslocamentos.

Coordenado por Betânia Ávila, Carmen Silva e Verônica Ferreira.

Em Recife, de 19 a 21 de setembro, em tempo integral
De quinta a domingo, das 9h às 18h

17 thoughts on “Programa do SOS Corpo de formação feminista para 2019

    1. Oi Josenice, infelizmente tivemos que encerrar as inscrições, pois a procura foi muito grande, tivemos mais de 170 pessoas inscritas. Estamos tentando garantir que todas participem. Fica ligada aqui no site, se inscreve para receber as atualizações e nos acompanha que, assim que abrir inscrição para o próximo curso (Como fazer análise de conjuntura feminista?, incrições abertas até 25 de maio, provavelmente) você vai ficar sabendo!

  1. Olá,

    gostaria de fazer minha inscrição na formação de maio, Feminismo Popular:
    como classe, raça e sexo constituem um movimento social, mas não estou conseguindo. Consta como se não mais pudesse enviar o formulário. As inscrições já se encerraram? Quando será aberta a inscrição do próximo curso?

    Grata,

    Júlia.

    1. Oi Julia, esse que vc se interessou realmente já fechou. Abriremos inscrições para o próximo curso, “Como fazer analise de conjuntura” amanhã!

  2. Bom dia.as inscrições encerraram para todos os cursos?
    Se ainda existir possibilidade de inscrição para esse ano gostaria de ser a avisada por favor.

    1. Olá Nely, estamos abrindo inscrições para os cursos de acordo com a ordem de realização dos mesmos. Encerramos as inscrições para o curso caleidoscópio e iniciaremos em breve as inscrições para o próximo Fontes e Veredas (sobre Estado) e o segundo Caleidoscópio (sobre feminismo como movimento social). Fica ligada aqui na página pra saber quando serão liberadas as inscrições!

      Abraços!

  3. Boa noite companheiras do SOS.
    A partir de quando será possível se inscrever para o curso Espiral Feminista?
    No aguardo da resposta e do curso, abraços,

    João Pessoa PB

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

15 de maio: Dia de Luta pela Educação

ter maio 14 , 2019
Vamos somar nossas vozes na denúncia aos cortes nos investimentos públicos, aos ataques conservadores e à liberdade de pensamento, que visam impor uma falsa moral, que esconde as violências e desigualdades vividas por todas nós mulheres!