07/04/14 – lançamento de livro + roda de diálogo sobre feminismo e resistência

cartaz certo

O evento é uma parceria entre SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e Coletivo Difusão Libertária, e contará com exibição temática de filmes, sorteio de alguns exemplares e uma roda de diálogo entre o público e Andrea Xaves, que participou da seleção dos textos que compõem o livro, e Verônica Ferreira, pesquisadora da SOS Corpo. O tema da discussão será “feminismo e resistência”.

Nascida na Lituânia, Emma Goldman (1869-1940) teve uma infância marcada pela violência e pela repressão dos pais. Já na adolescência integrou-se a uma organização populista russa, embora sua militância política tenha começado de fato quando emigrou para os Estados Unidos.

Trabalhando na indústria têxtil nova-iorquina, fez parte do movimento operário, e posteriormente como agitadora e jornalista publicou textos e obras de orientação socialista e anarquista. Discutiu a atuação política da mulher, o autoritarismo dentro do casamento, a liberdade sexual, em obras como Anarquismo e outros ensaios (1910), O significado social do drama moderno (1914) e Amor e casamento (1914), entre outros.Seu trabalho e atuação são de fundamental importância para os movimentos feminista e anarquista.

O Coletivo Difusão Libertária vem trabalhando na perspectiva de lançar publicações autônomas, e enxerga o lançamento de “Anarquia e a questão do sexo e outros escritos” como oportunidade de fortalecer a discussão sobre o tema entre as próprias organizações de orientação anarquista.

Para o SOS Corpo, debater a resistência é crucial num contexto no qual a atuação dos movimentos sociais tem sido fortemente criminalizada. Proporcionar essa discussão a partir do pensamento de Emma Goldman é também um reconhecimento à sua militância, que se deu no sentido de legitimar a resistência política num contexto repressor.

O livro contribui para divulgar o trabalho de Goldman para um público que ainda não conhece seus textos, já que os direitos autorais de suas obras foram recentemente liberados. A ideia é trazer à tona esse material, que embora desenvolvido entre os séculos 19 e 20, permanece atual e se mantem como referência para a militância de esquerda.

Mais informações sobre a obra estão no blog do Coletivo Difusão Libertária: http://difusaolibertaria.wordpress.com/

Serviço

Lançamento do livro “Anarquia e a questão do sexo e outros escritos” (textos de Emma Goldman organizados pelo Coletivo Difusão Libertária) + exibição de filmes, sorteio de livros e roda de diálogo sobre feminismo e resistência.

Segunda-feira, 07/04/14 – 18h

Centro cultural feminista do SOS Corpo – Rua Real da Torre, 593, Madalena

Aberto ao público

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Carta Capital - Betânia Ávila e os dados da pesquisa "Trabalho remunerado e trabalho doméstico no cotidiano das mulheres"

sex abr 25 , 2014
O mundo gira, o tempo passa, mas o trabalho doméstico segue sendo um conflito cotidiano na vida das mulheres. Nova […]